A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Saúde

04/11/2017 07:00

A+ A-

Prefeitura encerra de vez atendimento no Hospital da Mulher e fala em reestruturação

Não há previsão de retorno para a unidade que já foi referência até para tratamento do ebola

Pacientes que procurarem o Hospital da Mulher - Vó Honória Pereira - nas moreninhas serão encaminhadas para outras unidades de saúde, já que o prédio vai ficar inoperante a partir de sexta-feira. A promessa da prefeitura é retomar os serviços de maternidade e obstetrícia, mas não há sequer previsão.

A assessoria da prefeitura informou que não haverá prejuízos à população, já que todas as pacientes serão remanejadas e receberão o mesmo atendimento que teriam lá.

O prédio, onde funcionava até uma maternidade, estava operando desde o início deste ano apenas como consultório obstétrico e ginecológico. Conforme o executivo, o centro cirúrgico da maternidade estava embargado pela vigilância Sanitária por insalubridade.  

Em março, moradoras do bairro fizeram um protesto em frente a unidade, pedindo a retomada dos serviços de parto no local. O ato se deu logo após o prefeito Marquinhos Trad (PSD) anunciar que poderia fechar o local por falta de pacientes.  

Duas pacientes gestantes lamentaram o fechamento da unidade. Elas faziam o pré-natal no local, que era mais próximo de onde moram. O TopMidiaNews apurou que uma funcionária orientou grávidas de oito e nove meses a ir direto para outras unidades, como a Maternidade Cândido Mariano, desconsiderando regulação da prefeitura. 

''O objetivo é retomar o atendimento de forma integral (consultório e maternidade) após a conclusão do processo de reestruturação da unidade. As adequações ainda são estudadas e devem ser aprovadas no Conselho Municipal de Saúde'', informou a prefeitura.

Outra condição para retorno do atendimento no hospital é a disponibilidade de recursos.

Importância

O Hospital da Mulher foi inaugurado em 2009 e no mesmo ano serviu como referência no tratamento de pessoas com a gripe A H1N1.

Em 2014, a unidade foi preparada para receber até pacientes com o vírus ebola, doença altamente complexa e com alto grau de mortalidade.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias