A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Saúde

20/07/2017 17:00

A+ A-

Com dinheiro em caixa, ex-prefeito não dá ordem de serviço e UBSF fica sem reforma

Prefeitura diz que Bernal usou recurso para pagamento de salários

Denúncia encaminhada ao MPE (Ministério Público Estadual) aponta suposta negligência da prefeitura de Campo Grande, que teria dinheiro em caixa para reformar a UBSF (Unidade Básica de Saúde Familiar) Cohab, mas enrola para colocar a obra em execução. No entanto, segundo a prefeitura, o recurso foi usado para pagamento de salários pelo ex-prefeito Alcides Bernal (PP).

O caso será investigado pelo promotor Marcos Alex Vera de Oliveira, da 30ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social. Segundo o denunciante, o dinheiro é do Fundo Nacional de Saúde e está disponível para uso da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, porém nada é feito. 

Em nota, a prefeitura informou que a reforma foi objeto de licitação em 2015, orçada em R$ 184.872,95 mas, na época, não foi dada ordem de serviço para a empreiteira vencedora do certame iniciar a obra. "Como transcorreram mais de dois anos, a empresa não é obrigada por lei a assumir a obra por este custo original, tendo direito a reprogramação financeira", diz.

Os recursos foram disponibilizados pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), "que deveriam ser aplicados na reforma desta unidade, mas foram usados pela gestão anterior no pagamento de salário. A atual gestão  está empenhada em viabilizar recursos para reformar esta e outras unidades da Atenção Básica", justifica a prefeitura.

A UBSF

A UBSF Dr. Olympio Leme Cavalheiro, ou UBSF Cohab como é mais conhecida, fica localizada na Rua David Corrêa Leite, 284, Núcleo Habitacional Universitárias II, em Campo Grande. Através do transporte público, é possível chegar ao local através das linhas de ônibus Universitária II,  Cohab e Los Angeles.

Conforme a prefeitura, a unidade oferece consultas com médico clínico geral e tem à disposição enfermeiros que podem realizar curativos, inalação, vacinação de rotina e campanhas, retirada de pontos, pequenas suturas, além de trocas e instalações de sondas (Vesical e Gástrica).

O posto de saúde também disponibiliza visitas domiciliares realizadas por agentes comunitários de saúde, enfermeiros, médicos, odontólogos, técnicos de enfermagem e assistente social; atividades de promoção, prevenção e educação em saúde; e atendimento odontológico com prevenção e tratamento periodontal para toda a família desde a gravidez.

Por fim, oferece ainda acompanhamento ambulatorial de pré-natal baixo risco, hipertensão arterial, diabetes mellitus, TB/hanseníase, puericultura (acompanhamento de crescimento e desenvolvimento infantil), planejamento familiar, e bolsa família para os beneficiários (acompanhamento de peso, esquema vacinal e pré-natal).

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias