Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Saúde

Reinaldo estuda reabrir Hospital da Criança em Campo Grande

Projeto foi anunciado pelo governador, mas conversas com o município ainda são preliminares

10 janeiro 2019 - 13h10Por Rodson Willyams

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que está conversando com o prefeito Marquinhos Trad (PSD) para ampliar o número de leitos em Campo Grande. Azambuja estuda a possibilidade de locar um prédio particular que está desativado, na Capital, para abrigar o Hospital da Criança.

A declaração foi concedida nesta quinta-feira (10), em entrevista a TV Morena. "Aqui em Campo Grande especificamente, eu e o prefeito Marquinhos Trad estamos estudando a possibilidade de locarmos um hospital e fazermos a ampliação destes leitos especificamente para ser o  Hospital da Criança", comentou Reinaldo.

Ele ainda continuou: "nós estamos discutindo isso com a Secretaria Municipal e a Secretaria Estadual. Acho que nós vamos conseguir fechar essa equação porque seria uma locação de uma unidade hospitalar, que está paralisada, privada".

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde informou, por meio de nota, que existe apenas uma conversa preliminar junto com a prefeitura. A ideia seria utilizar o Hospital do Pênfigo e também usar as instalações do antigo prédio do Hospital Sírio Libanês, antigo El Kadri, que atualmente está fechado.

A assessoria ainda informou que foi feito apenas 'contato preliminar' e que não há informações sobre quanto custará aos cofres a reabertura do hospital. O acordo seria que a prefeitura iria administrar e o governo entraria com recurso.

O que diz a prefeitura

Quanto à prefeitura, a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde informou que o único assunto que está sendo discutido é quanto a contratualização do Hospital do Pênfigo para atendimento de crianças e adultos. As conversas iniciaram no final de dezembro, porém nada foi fechado, mas está bem encaminhado. Lá o município estuda a possibilidade de ofertar mais 40 leitos. Ressalta ainda que o pleno funcionamento do Hospital do Trauma ampliaria em mais 100 leitos na Capital.

Hospital da Criança

Durante a gestão do ex-prefeito Gilmar Olarte, o prédio do Hospital Sírio Libanês chegou a abrigar o Hospital da Criança. No entanto, a unidade foi fechada após o Conselho de Saúde destacar portaria do Ministério da Saúde que preconiza a regionalização dos atendimentos médicos, com a distribuição de pediatras na periferia para facilitar o acesso da população.