A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Saúde

17/06/2018 18:10

A+ A-

Pacientes reclamam de falta de remédio e distribuição de senha irregular na UBS do Jardim Noroeste

Denúncia é de paciente que, para ser atendida, precisa ir para frente do prédio do posto ainda de madrugada; prefeitura nega problemas

Moradora do Jardim Noroeste, bairro afastado do centro de Campo Grande, queixou-se, na manhã desta sexta-feira (15), pela falta de regularidade no atendimento a pacientes que buscam atendimento médico na Unidade Básica de Saúde da região.

“Vamos para frente do posto 2, 3, 4, 5 horas da madrugada e muitos de nós retornamos para a casa sem atendimento e nenhuma explicação. Tem dia que os servidores do posto distribuem 10 senhas; noutro, 20. Assim é todo o dia. A gente nunca sabe quantas pessoas serão atendidas. É uma falta de consideração com a população que precisa do posto. E nesse período de frio, o pessoal poderia abrir o prédio antes. Ficamos todos do lado de fora e todos sabem que aqui [Noroeste] é um lugar perigoso”, reclamou uma das pacientes, dona de casa, mãe, e que recorre ao posto com frequência por atendimento a ela e aos filhos pequenos.

A denunciante disse ainda que os pacientes que iam ser atendidos nesta sexta-feira pelo cirurgião dentista tiveram de voltar sem atendimento. “O motivo alegado foi que no posto não havia material para o dentista atender. Só isso que disseram os servidores”, denunciou a mulher.

“Além das senhas desreguladas, falta de material para o dentista, lá no posto não tem remédios também. E isso não aconteceu só hoje. Sempre acontece isso. Acho que é um desrespeito à população. Estou reclamando por não suportar mais essa condição e alertar os políticos, afinal, agora é período da eleição. Gostaria que eles, antes de pedir votos, que ao menos notem como é difícil a vida de gente que não tem dinheiro para o serviço de saúde particular”.

OUTRO LADO

A prefeitura de Campo Grande, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que, atualmente, a unidade está funcionando com dois médicos para quatro equipes, ou seja, isso limita a quantidade de atendimento. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), diz a assessoria, já convocou mais profissionais para resolver essa questão do déficit. Outro aspecto é que como os médicos têm agendas exclusivas para gestantes e puericultura, alguns dias da semana é necessário limitar as senhas.

No fim do ano passado, a gerência da unidade implantou um horário de distribuição de senhas diferenciado por causa do frio e chuva. As senhas passaram a ser distribuídas  às 13h, sem sucesso, uma vez que os próprios pacientes fizeram um abaixo-assinado para voltar o agendamento às 7h. 

Já foi feito um planejamento para instalar uma cobertura em frente à unidade para evitar que os pacientes fiquem ao relento e aguarda disponibilidade financeira.

Ainda conforme a assessoria, com relação ao atendimento da odonto: não há falta de materiais. Os atendimentos precisaram ser reagendados porque a autoclave da unidade está em manutenção. No entanto, todos estão com retorno marcado. E o aparelho deve estar em funcionamento na próxima semana.

A farmácia da unidade também está abastecida, com cerca de 80% dos medicamentos.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias