A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Saúde

06/07/2017 15:10

A+ A-

UPA Santa Mônica funciona sem pediatras e sem equipamentos básicos de salvamento

Salas de exames diagnósticos também não funcionam por falta de equipamentos e profissionais

Em funcionamento há um ano e quatro meses, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Mônica ainda não foi totalmente equipada pela prefeitura de Campo Grande e atende sem equipamentos básicos de salvamento. Também faltam profissionais como enfermeiros, farmacêuticos e, principalmente, pediatras na unidade.

Em vistoria realizada pelo MPE (Ministério Público Estadual) em abril, a equipe técnica da 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública identificou que as salas de exames diagnósticos não funcionam por falta de equipamentos e profissionais, nem mesmo existe um operador para o equipamento de exames Raio-X.

Faltam ainda detectores de batimentos cardíacos fetais, ressuscitador manual kit adulto, infantil e neonatal, monitores cardíacos, parâmetros (PNI, ECG e Oximetria), ventilador de transporte eletrônico microprocessador adulto/infantil com raquéias adulto, infantil e neonatal e bombas de infusão nas salas de urgência.  

Sem os equipamentos obrigatórios mínimos para atendimento infantil nas salas de urgência e no setor de observação pediátrica, a vistoria constatou também que a unidade investigada nem sequer possui médicos pediatras para realização do adequado pronto atendimento ao público infantil.

Como a UPA está sem as condições mínimas de funcionamento, a promotora Filomena Aparecida Depólito Fluminhan ingressou com uma ação civil pública contra a prefeitura para equipar a unidade. O objetivo é regularizar o atendimento, com a disponibilidade de profissionais em todos os dias da semana, incluídos feriados e pontos facultativos. 

Outro lado

Em nota, a prefeitura informou que "tem tomado medidas para reestruturar e equipar não só as unidades 24 horas (UPAS e CRSs), mas todas as unidades de saúde do município". Também explicou que as escalas de plantão foram reformuladas a fim de sanar as deficiências no atendimento, inclusive com a contratação de mais profissionais, sendo 280 novos médicos, entre contratados e concursados.

Em relação à falta de materiais de trabalho, a assessoria esclareceu que o equipamento de raio-x está em processo de licitação e outros estão sendo entregues. "Dezenas de equipamentos e mobiliário médico-hospitalar foram adquiridos (incluindo os mencionados) e estão sendo entregues nas UPAS e CRSs garantindo mais conforto, comodidade e qualidade no atendimento dos pacientes".

Quanto ao atendimento pediátrico, a prefeira garante que a "UPA Santa Mônica atende todos os casos de urgência e emergência deste público" e que as equipes de enfermeiros e técnicos estão "em processo de normalização".

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias