TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Saúde

21/11/2017 09:37

A+ A-

Usar computador no colo pode causar manchas na pele

Dermatologista explica os problemas causados pelo calor proveniente dos eletrônicos

Final de semana em casa, Netflix no modo infinito e você deitada no sofá com o computador no colo. Show? Nem tanto. Ficar muito tempo com o calor da máquina no seu corpo pode, a longo prazo, causar uma doença chamada Eritema ab igne, que se manifesta através de manchas vermelhas na pele.

O dermatologista Luiz Perez, de São Paulo, explica que o problema tem aparecido com mais frequência nos últimos tempos. "O Eritema ab igne é causado por qualquer tipo de calor. Quem usa bolsa de água quente também pode ter a patologia. De qualquer forma, o aumento de casos nos últimos anos está relacionado ao uso excessivo de aparelhos eletrônicos."

E a questão não é só estética. "Além das manchas, que não têm um tratamento 100% eficiente, a probalidade de câncer de pele na região afetada aumenta", explica Luiz Perez. "Outro problema causado pelo uso dos computadores e celulares é a luz branca do LCD, que confunde o cérebro e atrapalha o ciclo de sono. Alguns aparelhos têm uma função que deixa a tela amarelada depois de certo horário."

PREVENÇÃO

O Eritema ab igne é visto como um problema grave, sim, mas pode ser facilmente evitado. O dermatologista conta que o ideal é apoiar o computador em uma superfície dura, como um livro de capa rígida. "O ar precisa circular, por isso a importância de um item firme entre o eletrônico e a sua pele, ou o travesseiro -- que também causa um superaquecimento na região."

Curte o conteúdo da Glamour? Ele está no nosso app e agora também no Globo Mais, o app que é muito mais do que uma banca. Nele você tem acesso a um conteúdo exclusivo em tempo real e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias