Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Top Esporte

Agora no Cruzeiro, Rafael Sobis cobra R$ 10,5 milhões do Fluminense na Justiça

Ação que corre na 30ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, ainda sem sentença proferida, pede o pagamento de FGTS em atraso e de FGTS, férias e 13º salário sobre os direitos de imagem

25 julho 2017 - 13h48Por Globo Esporte

O atacante Rafael Sobis, atualmente no Cruzeiro, entrou na Justiça contra o Fluminense. Na ação, em andamento na 30ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, o jogador pediu o pagamento de R$ 10,5 milhões. O valor foi calculado sobre parcelas devidas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e de cobrança de percentuais de FGTS, férias e 13º salário sobre os direitos de imagem.

Sobis defendeu o Tricolor entre 2011 e 2014 - a última partida dele ocorreu em 7 de dezembro de 2014, derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro, no Mineirão, pelo Brasileirão. Na época, a Unimed-Rio decidiu romper o contrato de patrocínio com o clube. Como era a empresa quem pagava a maior parte da remuneração, houve acordo para a rescisão de contrato, cujo término seria em 19 de julho de 2015. O que abriu espaço para a transferência do atleta ao Tigres, do México.

A decisão de processar o Flu teve origem em uma multa aplicada pela Receita Federal (RF). Em 2013, após uma ação de fiscalização, a RF entendeu que os direitos de imagem tinham natureza salarial. E, por isso, determinou o pagamento de Imposto de Renda - o processo administrativo ainda está em andamento. Como houve a cobrança, Sobis decidiu pedir direitos trabalhistas sobre os direitos de imagem.

- Não me parece ser possível que um órgão entenda que é X e outro, que é Y. Tem de ser a mesma coisa. Ou é direito de imagem e não é devido nada trabalhista. Ou não é direito de imagem e são devidas as parcelas trabalhistas - explicou o advogado Jonathan Darcie, que representa o atacante.

A ação teve começo em 8 de agosto de 2016. Na último dia 18 de julho, a juíza Nelie Oliveira Perbeils pediu uma manifestação do Fluminense. Não há prazo para a sentença ser proferida.