Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Top Esporte

Após quase um ano, Fla e Vasco voltam ao Mané; veja o que mudou

Jogo acontece na tarde deste domingo, no estádio Mané Garrincha

26 março 2017 - 09h03Por Globo Esporte

Muito pode mudar em um ano. Depois de quase 12 meses, Flamengo e Vasco voltam a se enfrentar no Mané Garrincha, pela quarta rodada da Taça Rio. Em março de 2016, o Clássico dos Milhões em Brasília terminou empatado em 1 a 1 - com gols de Marcelo Cirino e Riascos. Desde então, houve mudanças no cenário para os dois lados. Em situações distintas em termos de classificação, os rivais jogam neste domingo, às 18h30.

Há um ano, Fla de Muricy jogou com defesa complemente diferente

Do lado Rubro-Negro, algumas peças permanecem nesta temporada. Mas o contexto atual é completamente distinto. Aquele era o Flamengo de Muricy Ramalho - que saiu dois meses depois do cargo - e tinha como capitão e titular na zaga Wallace.  Aliás, o sistema defensivo que iniciou a partida modificou por completo. Contava ainda com Paulo Victor, Jorge, Juan e Rodinei (os dois últimos não são mais titulares).

O gol do Flamengo foi marcado por Marcelo Cirino. Naquele jogo de Brasília, substituiu Emerson Sheik aos 29 do segundo tempo. No começo da temporada de 2017, ele ficou bem perto de ser negociado com o Internacional, mas o negócio travou e após quase dois meses ele voltou a ser relacionado neste fim de semana. 

Dos titulares naquele último duelo entre Flamengo e Vasco do Mané Garrincha, apenas dois devem começar jogando neste domingo: Márcio Araújo e Willian Arão. Após ficar nove jogos sem conseguir vencer o rival, o Rubro-Negro vem de uma vitória por 1 a 0 sobre o Cruz-Maltino na semifinal da Taça Guanabara, no fim de fevereiro. 

Daquele time, seis não são mais titulares no Vasco

Há um ano, o Vasco vivia momento oposto ao atual. O time estava no meio de uma série que chegaria a 34 jogos de invencibilidade, além de ostentar vantagem nos duelos diretos com o Flamengo. Na sequência, seria campeão carioca.

Em 2017, a equipe não está em grande fase e acabou de trocar o comando técnico - Milton Mendes fará sua segunda partida com o time. Para ilustrar isso, basta analisar a equipe que Jorginho mandou a campo: Martín Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Thalles. 

Destes, seis não são mais titulares do Vasco. Julio Cesar e Jorge Henrique treinam separados do elenco; Madson é a atual terceira opção para a lateral direita; Marcelo Mattos se recupera de grave lesão; Julio dos Santos e Thalles foram preteridos. E o protagonista daquela partida, Riascos, autor do gol cruz-maltino, joga no Millonarios, da Colômbia, atualmente.

Lembra dessa? Fla e Vasco fizeram esforço por Martin e Guerrero

Em 2016, houve rodada das eliminatórias da Copa antes do clássico de Brasília. O Flamengo se mobilizou para trazer Paolo Guerrero do Uruguai, onde sua seleção jogava, até o Distrito Federal. O Vasco também ''resgatou'' Martin Silva de seu país e investiu alto em um translado fretado para contar com o goleiro - que teve ótima atuação no clássico. Desta vez, ambos estão convocados e desfalcam o confronto.

No mesmo duelo, Guerrero e Rodrigo protagonizaram uma rivalidade quase pessoal. Ambos chegaram a ser julgados pelo STJD após a partida, e o zagueiro punido com um jogo de suspensão. O vascaíno provocou o atacante rubro-negro com um beliscão no peito e levou uma cotovelada. 

Fla entra classificado; Vasco ainda briga por vaga

O Rubro-Negro disputa a Taça Rio sem grande pressão. Na rodada passada, o time garantiu a classificação antecipada e a vantagem do empate na semifinal do Campeonato Carioca através de sua campanha. A equipe entra sem três titulares: Guerrero, Diego e Trauco estão com suas respectivas seleções. 

O Vasco vive uma situação distinta. Ainda precisa carimbar sua vaga na fase final do estadual. O clássico marca o segundo jogo sob o comando de Milton Mendes, que busca engatar uma sequência para dar confiança ao time. A estreia foi com vitória sobre o Madureira.

Flamengo x Vasco - quarta rodada da Taça Rio
Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília
Data e horário: domingo, 18h30 (horário de Brasília)
Escalação provável do Flamengo: Muralha, Pará, Réver, Rafael  Vaz e Renê; Márcio Araújo, Willian Arão e Mancuello; Berrío, Everton e Vizeu (Leandro Damião);
Desfalques do Flamengo: Diego, Guerrero, Romulo, Trauco e Gabriel;
Escalação provável do Vasco: Jordi; Gilberto, Jomar, Rafael Marques e Henrique; Jean, Douglas, Yago Pikachu, Nenê e Andrezinho; Luis Fabiano;
Desfalques do Vasco: Rodrigo, Luan, Kelvin, Guilherme, Wagner, Marcelo Mattos e Martín Silva;
Arbitragem: Luis Antonio Silva dos Santos, auxiliado por Daniel do Espírito Santo Parro e Diego Luiz Couto Barcelos;
Transmissão: Premiere (com Jader Rocha e Carlos Eduardo Lino), GloboEsporte.com (Tempo Real) e Rádio Globo (98,1 FM e 1220 AM, com Luiz Penido, Eraldo Leite, Álvaro Oliveira Filho, Gustavo Henrique e Camila Carelli).