Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Top Esporte

Árbitro relata pedra e ofensas, mas não cita pênalti polêmico

Súmula da partida entre Vasco e Sport registra (quase) todos os momentos controversos

26 setembro 2017 - 09h06Por Globo Esporte

O árbitro catarinense Sandro Meira Ricci relatou, na súmula da partida entre Sport e Vasco, as ofensas que levaram à expulsão de Diego Souza e até uma pedra atirada em campo pela torcida pernambucana. No entanto, não faz qualquer referência no documento à longa demora até voltar atrás na marcação de um pênalti contra o time carioca.

Ricci relatou que mostrou cartão vermelho direto a Diego Souza, aos 19 minutos do primeiro tempo, porque o jogador do Sport seguiu xingando a arbitragem após já ser advertido por reclamação. Segundo o árbitro, Diego Souza continuou protestando "de forma veemente com gestos e proferindo as seguintes palavras: 'vai tomar no c*". O árbitro cita ainda que Diego chutou a bola para a arquibancada após receber cartão vermelho.

Ricci também registrou que, na saída para o intervalo, uma pedra foi atirada pela torcida do Sport na direção do trio de arbitragem. O objeto não atingiu ninguém, e o autor do arremesso foi identificado como Douglas Fernando dos São Silvant na súmula de Ricci. O ato pode causar problemas ao clube pernambucano no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Embora detalhe ocorrências polêmicas do jogo, que terminou empatado em 1 a 1, Ricci não faz qualquer observação sobre a demora entre a marcação de um pênalti contra o Vasco e a decisão de voltar atrás, no segundo tempo. Ricci marcou penalidade máxima após enxergar um toque de mão do zagueiro Anderson Martins, mas depois de alguns minutos consultou o assistente nº 2 Marcelo Van Gasse, que estava mais distante do lance, e desfez a marcação.

O tempo decorrido para a decisão levantou a suspeita de que imagens de TV, que mostravam a bola batendo no ombro de Anderson Martins, tenham sido usadas para esclarecer a dúvida. O técnico do Sport, Vanderlei Luxemburgo, reclamou do lance em participação no programa "Bem, Amigos", do canal Sportv.

- O árbitro de vídeo entrou no jogo sem estar em campo. Isso temos que lamentar. Não pode o cara que está do outro lado, com uma porção de gente na frente, chamar atenção... tem alguém de fora que avisou. Isso não pode, ter interferência externa - criticou o treinador.