TJMS CIJUS
vivi
(67) 99826-0686

Cairo aposta em novo kicker brasileiro e ainda sonha com jogo no Brasil

Brasileiro do Kansas City Chiefs aponta Rafael Gaglianone como mais um candidato a jogar na NFL e se diz orgulhoso por ser exemplo para quem sonha com a NFL

9 FEV 2017
Globo Esporte
09h27min
Foto: Getty Images

A presença de Cairo Santos na NFL, a liga americana de futebol, tem feito outros brasileiros sonharem com essa oportunidade. O kicker do Kansas City Chiefs é o primeiro e único representante do país na elite do esporte nos Estados Unidos, mas há outros nomes em ascensão. Um deles é Rafael Gaglianone, que atua na mesma posição defendendo a tradicional Universidade de Wisconsin. Em setembro do ano passado, ele precisou passar por uma cirurgia e ficou fora da temporada, mas sua condição técnica já chama a atenção de olheiros para o Draft de 2018 ou 2019.

Cairo tem acompanhado o desempenho de Rafael, mas diz que há brasileiros interesssados em atuar em outras posições, além de apenas chutar. No Brasil, já existe há alguns anos um campeonato brasileiro de futebol americano, e o país já enviou sua seleção para a disputa de uma edição da Copa do Mundo da modalidade. Esse crescimento deixa o kicker dos Chiefs orgulhoso.

- Acho que ele (Rafael) tem um futuro grande, já fiquei sabendo de outros kickers, até de outras posições que já vão começando em divisões menores da NCAA (entidade que organiza os campeonatos universitários nos EUA). Então, fico muito feliz que a minha história talvez tenha inspirado essas pessoas a virem para cá. Espero que nessas minhas idas para o Brasil eu consiga inspirar e falar para os jovens, que sonham praticar esse esporte, que é possível, seguindo o caminho que segui, por um intercâmbio, aprendendo da cultura e investindo na educação nos Estados Unidos, que é excelente - disse Cairo.

Cada vez que o kicker dos Chiefs vem o Brasil, ele vem tendo mais reconhecimento. Satisfeito com o carinho dos fãs, que torcem por seu sucesso independetemente do time, faz campanha para um maior investimento da NFL em seu país. Cairo vê um grande interesse no mercado brasileiro, um dos maiores em termos de consumo de futebol americano no mundo.

Eu gosto muito desse carinho do Brasil, é bem diferente daqui com os fãs americanos. No Brasil, tem fãs de todos os times, Patriots, Packers, Cowboys, Chiefs também, mas quando o Cairo Santos está em campo é o Brasil e eles torcem para eu acertar o chute mesmo contra o time deles. Esse carinho não existe aqui. Time rival todo mundo me odeia, mas no Brasil é muita emoção ter os fãs comigo

- Não é apenas comigo, que sou brasileiro, mas os jogadores americanos e a liga vêm reconhecendo o Brasil como o terceiro mario mercado de futebol americano do mundo. A audiência vai aumentando, é incrível isso. Sinto essa responsabilidade de continuar conectando o brasileiro com a NFL - explicou.

Cairo recebeu o título de embaixador da NFL no Brasil. Por isso, mostra-se cada vez mais disposto em levar um evento da liga para o país. As dificulades são variadas. Mesmo assim, ele espera um dia alcançar o objetivo e estar em campo para a realização desse jogo, que seria histórico e, possivelmente, no Maracanã.

- Acredito que o interesse é muito forte. Tem alguns obestáculos que precisam ser analisados, como o visto. O jogo mais fácil que poderia acontecer é o Pro Bowl, mas os jogadores que vão para o Pro Bowl são definidos duas semanas antes do jogo, então, esse lance do visto fica complicado. O dono dos Chiefs, Clark Hunt, também tem um time de futebol, o FC Dallas, e ele adora o Brasil. Ele é o representante internacional dos donos de times e vem puxando para isso, pois ele sabe que possivelmente um jogo no Maracanã, o estádio mais icônico do mundo, vai ser muito grande para a NFL. Eu enxergo isso. Quem sabe eu atuando também - comentou Cairo.

 

Veja também