Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Top Esporte

Em busca de reabilitação, Vasco pega o Bauru, que está invicto há seis jogos

Time carioca atua em São Januário nesta terça-feira, às 19h30. Paulistas têm a melhor defesa do NBB até o momento e contam com o retorno de Valtinho

21 fevereiro 2017 - 11h44Por Globo Esporte

O Vasco da Gama segue com sua campanha de altos e baixos no Novo Basquete Brasil. Depois de bater Macaé e Campo Mourão, o time foi derrotado por Vitória e Basquete Cearense jogando como visitante no campeonato. Agora, terá como aliada a sua apaixonada torcida no ginásio de São Januário, na Zona Norte do Rio, em busca da reabilitação. O adversário será o Bauru, e o confronto acontece nesta terça-feira, às 19h30 (de Brasília), com transmissão do SporTV e Tempo Real no GloboEsporte.com. A tarefa não é nada fácil, já que o time do interior de São Paulo não perde há seis jogos (o último revés foi contra o Mogi das Cruzes, no dia 10 de janeiro).

Além da fase boa do rival, o retrospecto do confronto ainda pesa contra o Vasco. No único jogo disputado entre as duas equipes no NBB, o Bauru levou a melhor, em casa, por 82 a 58, no primeiro turno. O time do técnico Dedé Barbosa terá que lidar também com os desfalques de Bruno Fiorotto, que sentiu um problema na panturrilha esquerda no duelo contra o Basquete Cearense, e do americano David Jackson, ainda em tratamento de uma lesão na panturrilha direita diante do Campo Mourão.

Murilo Becker, que jogou no Bauru nas últimas três temporadas da carreira antes de ir para o Vasco da Gama, elogiou a qualidade do adversário e reconheceu o desempenho do time carioca abaixo do esperado nos últimos jogos. Contudo, elogiou o trabalho que vem sendo feito nos treinamentos e a determinação da equipe e apontou a torcida como trunfo em casa.

- As derrotas estão escondendo um pouco o nosso trabalho. Estamos buscando muito a vitória. Estamos chateados, mas estamos trabalhando, treinando forte, buscando. Sabemos que o playoff é um novo campeonato, mas temos muita coisa a melhorar. O que me deixa contente é a dedicação e a vontade que todos, sem exceção nenhuma, estão de vencer. Nossa equipe, acho que em três jogos do campeonato, não tivemos chance na partida, contra Campo Mourão, Brasília e Bauru, que impôs um ritmo muito forte a partida toda, não conseguimos sair, eles marcando forte, dobrando... Agora é dentro de casa com o apoio da nossa torcida, (Bauru) é uma equipe que não sente o peso de jogar fora de casa. Joguei lá durante três anos, na últimas três temporadas, e sei como é a base que se manteve lá. São jogadores excepcionais e é um time que está entre os melhores. Mas se quisermos almejar subir na classificação, não podemos perder esses em casa - disse Murilo, lembrando que, depois de Bauru, o Vasco pega o Franca em São Januário no dia 23 de fevereiro, e o Flamengo, em 11 de março, em Manaus.

Atualmente, o Vasco da Gama está na nona colocação com 52,4% (11 vitórias e 10 derrotas em 21 jogos). Já o Bauru é o terceiro colocado com 68,4% (13 triunfos e seis resultados negativos em 19 confrontos). Enquanto o Cruz-Maltino terá pela frente o Franca em casa e o Flamengo no clássico em Manaus, o Bauru jogará os dois compromissos adiante como visitante. Primeiro, será contra o Caxias do Sul (23 de fevereiro); e depois, diante do Franca (4 de março).

Pelo lado da equipe paulista, um retorno importante e uma baixa para o duelo contra os vascaínos. Recuperado de uma inflamação no púbis, Valtinho está liberado pelo departamento médico para ser escalado por Demétrius Ferracciú. Já o armador Gui Santos passou por uma cirurgia depois de sofrer uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito. A recuperação é de seis a oito meses.

- Foi uma lesão bem chata e que não te deixa fazer nada por causa da dor, mas agora já estou recuperado. Foco é ganhar ritmo o mais rápido e ajudar meu time no que for possível - comentou Valtinho, animado por estar à disposição de Demétrius novamente.

O técnico do Bauru, aliás, conhece bem o Vasco da Gama. Demétrius que defendeu a equipe carioca durante três anos como jogador, vencendo o Campeonato Brasileiro e o Sul-Americano.

- Será um jogo muito equilibrado. Sabemos que o Vasco joga muito bem dentro de casa, mas temos que continuar com nossa mentalidade é defensiva e saber a função de cada um dentro da equipe. Nosso foco é continuar vencendo para nos mantermos entre os quatro primeiros do NBB - relatou o comandante da equipe com a melhor defesa do campeonato (média de 73,74 pontos sofridos por duelo.