FAPEC
Assembleia a  04 a 18/12
(67) 99826-0686
word wine - almoco japones 2

Entenda motivos para Seleção 'cobiçar' os grupos B e G da Copa

Primeiro jogo em Sochi e facilidades logísticas atraem torcida da Seleção em sorteio

29 NOV 2017
Globo Esporte
09h27min
Foto: Darren Staples/Reuters

ivesse o Brasil o poder de escolher seu grupo na Copa do Mundo de 2018, sua bolinha no sorteio da próxima sexta-feira cairia no B ou no G. A preferência da comissão técnica tem a ver com a parte logística, a fase de preparação e o fato de jogar “em casa”, na cidade de Sochi, que será sua sede durante a competição.

Sochi foi escolhida após viagens do departamento de seleções à Rússia, e também em razão de a Áustria não ter se classificado nas eliminatórias. O resort que receberá a comissão técnica encabeçada por Tite e seus 23 jogadores havia sido reservado pelos austríacos.

A seleção brasileira é uma das cabeças-de-chave da Copa, e estará, portanto, no pote 1 do sorteio, que será realizado em Moscou. Se cair no Grupo B será o B1. Por que essa vaga interessa tanto?

Porque além de estrear em Sochi, no dia 15 de junho, a sequência de viagens é a mais confortável possível. Se o B1 for à final do Mundial, jogará em apenas outras duas cidades: quatro partidas na capital Moscou, e outra em Saransk.

Sequência do B1 até a final

•         1ª fase: Sochi, Moscou, Saransk

•         Oitavas de final: Moscou

•         Quartas de final: Sochi

•         Semifinal: Moscou

•         Final: Moscou

O cabeça-de-chave do Grupo E, por exemplo, como comparação, teria a seguinte sequência até a final: Rostov-on-Don, São Petersburgo, Moscou, Samara, Kazan, São Petersburgo e Moscou. Cinco cidades diferentes.

O Grupo G também reserva um itinerário intenso ao seu cabeça-de-chave. O G1 jogará em seis cidades se for à final da Copa, mas há um benefício à Seleção: a estreia também seria em Sochi, e apenas no dia 18 de junho, o que estenderia a fase de preparação. Isso poderia interferir, por exemplo, na realização de um amistoso no Brasil, antes do embarque para a Europa.

O coordenador Edu Gaspar negocia para que, entre a Granja Comary e a chegada a Sochi, ainda seja realizada uma etapa de treinamentos em Londres.

Sequência do G1 até a final

•         1ª fase: Sochi, Moscou, Kaliningrado

•         Oitavas de final: Rostov-on-Don

•         Quartas de final: Kazan

•         Semifinal: São Petersburgo

•         Final: Moscou

Outro cabeça-de-chave que jogará em Sochi será o do Grupo F, na segunda rodada, dia 23 de junho.

O Brasil conhecerá seu grupo, seus adversários, locais, datas e horários de jogos na Copa do Mundo na próxima sexta-feira. O sorteio terá início às 13h (de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GloboEsporte.com, que também vai acompanhar tudo em Tempo Real, a partir das 12h.

 

Veja também