Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Top Esporte

Hamilton diz que pensou em Senna no GP de Cingapura: 'É como se falasse comigo'

Britânico usa lembrança de ídolo para manter a concentração na corrida e cita episódio em que Ayrton liderava GP de Mônaco com larga vantagem antes de bater sozinho, em 1988

18 setembro 2017 - 10h05Por Redação

Ao final da classificação de sábado, Lewis Hamilton estava em maus lençóis para o GP de Cingapura. Largando da quinta colocação no grid, com Sebastian Vettel na pole position, o inglês teria que fazer uma corrida de recuperação para tentar evitar que o rival retomasse a liderança do campeonato e abrisse vantagem. Mas não foi preciso. Com o entrevero na largada entre a dupla de Ferrari e a RBR de Max Verstappen, o tricampeão escapou das batidas, conseguiu completar a primeira volta na ponta da prova.

Daí em diante foi uma prova tranquila para Hamilton. Debaixo de chuva, o piloto da Mercedes administrou a vantagem para Daniel Ricciardo, auxiliado pelo excelente trabalho de box da equipe germânica. Com a pista seca, Lewis calçou o carro com pneus ultra-macios e, apesar da tendência de aproximação da RBR, manteve uma distância confortável para o rival australiano. Perguntando sobre como manteve a tranquilidade mesmo em condições adversas, o inglês disse que pensou em um episódio ocorrido com o ídolo Ayrton Senna.

Foi nossa primeira vez pilotando aqui na chuva, então foi um grande desafio. Senna surgiu na minha mente... seu GP de Mônaco, onde ele estava na liderança e bate no muro. Isso sempre vem à cabeça e me lembra de não fazer isso. É quase como se ele falasse comigo: "fique concentrado, mantenha tudo encaixado."

O piloto da Mercedes se refere ao GP de Mônaco de 1988, quando Senna liderava por larga vantagem contra Alain Prost, e acabou batendo sozinho na entrada do túnel, entregando a vitória para o rival francês. O erro seria o catalisador para uma série de vitórias de Ayrton na temporada, que culminariam na conquista do primeiro título mundial do brasileiro em Suzuka. Hamilton, assim como o ídolo do Brasil, é fã da condição de pista molhada, e disse que se aproveitou da mudança climática para fazer valer sua pilotagem.

- Normalmente quando chove você está um pouco apreensivo, um pouco nervoso, porque se torna mais complicado para nós e aqui (em Cingapura) nunca tínhamos guiado na chuva. Mas para mim foi como "yeees!". Acho que alguns de nós particularmente preferem esse tipo de condição. É uma grande oportunidade de fazer a diferença com a sua pilotagem, e eu realmente fui capaz de fazê-lo.