Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Top Esporte

Irregular, Brasil tem segundo tempo ruim, cai para Rússia e fica em quarto

Se vencesse os russos, o Brasil ficaria com o terceiro lugar da chave, atrás de França e Noruega

19 janeiro 2017 - 14h12Por Globo Esporte

Foram dois tempos distintos. De altos e baixos. Mais uma vez. Jogando muito bem na primeira etapa, mas irreconhecível na segunda, o Brasil foi derrotado pela Rússia e vai às oitavas de final do Mundial da França apenas com o quarto e último lugar entre os classificados do Grupo A. O revés por 28 a 24 no Parque de Exposições de Nantes expôs a fragilidade de um time que tem momentos de brilhantismo e minutos de apagões que culminam em derrotas. Se no primeiro tempo o ataque funcionou e a defesa parou os gigantes russos, na segunda o time pecou na finalização, sofreu muitas punições por dois minutos e precipitou ataques, o que custou a vitória.

Se vencesse os russos, o Brasil ficaria com o terceiro lugar da chave, atrás de França e Noruega, e escaparia do primeiro colocado do Grupo B, que sairá ainda nesta quinta-feira do duelo entre Espanha e Eslovênia. A seleção termina a primeira fase com três derrotas (França, Rússia e Noruega) e duas vitórias (Japão e Polônia). O mata-mata do Mundial de handebol começa neste sábado e domingo com os oito jogos das oitavas de final. A ordem das partidas ainda não foi divulgada pela organização do torneio.

O Brasil começou muito melhor do que na partida contra a Noruega. Marcando bem, a seleção distanciava os russos dos nove metros e roubava bolas que proporcionavam os contra-ataques. Assim, a seleção abriu 3 a 1 nos primeiros cinco minutos com gols de Tchê e Zé Guilherme. Aos poucos, a Rússia equilibrava e conseguia gols com Kovalev e Skhurinskiy. Com dez minutos o placar tinha 6 a 5 para o Brasil e Maik também aparecia bem no gol. Chiuffa, no sete metros, e Haniel, anotaram mais dois gols para os brasileiros.  Na metade do período, o Brasil tinha 9 a 8 em mais um gol de Chiuffa na linha de sete metros.

Em lance no ataque do Brasil, Haniel levou forte pancada de Kalarash e o rival levou dois minutos de suspensão. Em contra-ataque, Zé Guilherme colocou 11 a 10 para a seleção, que mantinha a ponta. No minuto seguinte, Teixeira foi quem levou dois minutos e o Brasil ficou com um a menos. Marcando com muita força física, a Rússia teve outro atleta suspenso, desta vez Chernoivanov. Trocando gols, Brasil e Rússia mantinham o equilíbrio do duelo e faltando três minutos para o fim da primeira etapa, o placar marcava 14 a 12 para o Brasil. Em contra-ataque, Chiuffa ampliou. No minuto final, a Rússia encostou com Zhitnikov em 15 a 14.

Os cinco minutos da segunda etapa foram de controle russo. Chipurin marcou três gols e os rivais avançaram para 18 a 17. Em arremesso de João, o goleiro russo Kireev caiu "nocauteado". Bombom entrou na vaga de Maik e defendeu boa bola. Lá na frente, Guilherme Torriani e João marcaram de novo e o Brasil virou, chegando a 19 a 17 com dez minutos do segundo tempo. Falhando em ataques seguidos, a seleção levou a virada com Chipurin e Soroka: 21 a 19. Com metade do período, a seleção perdia por 22 a 21.

Ao fazer falta em Chipurin, Tchê levou suspensão de dois minutos. Com um a menos, a seleção perdeu outros ataques, mas Bombom lá atrás salvou em duas situações. Chernoivanov, ao levar a terceira suspensão de dois minutos, foi expulso da partida. Mas o Brasil parava no goleiro Kireev. Zé Guilherme marcou mais um gol para a seleção, mas o placar ainda tinha 26 a 23 para os rivais faltando seis minutos para o fim do duelo. Na reta final do jogo, o time não se encontrou e viu os russos manterem o domínio, vencendo por 28 a 24.