TJMS MARÇO 2024
Menu
terça, 19 de março de 2024 Campo Grande/MS
TCE MARÇO DE 2024
Top Esporte

Mano Menezes chega a acordo e renova com Cruzeiro por mais dois anos

20 outubro 2017 - 17h15Por Globo Esporte

A novela acabou. A nova diretoria do Cruzeiro e Mano Menezes chegaram a um acordo, e o treinador decidiu seguir no comando do time celeste por mais duas temporadas. Previsto para quinta, o encontro que selou a renovação ocorreu na manhã desta sexta. Valorizado no mercado após a conquista da última Copa do Brasil, Mano estava na mira do Palmeiras, que demitiu o técnico Cuca recentemente.

O acordo foi firmado em reunião entre o treinador, o novo vice-presidente de futebol, Itair Machado e o presidente eleito Wagner Pires de Sá.

- A permanência de Mano era a minha prioridade do momento. É um técnico vencedor, à altura do Cruzeiro, e com ele vamos planejar o futebol do clube para os próximos anos, com foco sobretudo no título da Libertadores no curto prazo - disse o novo vice do Cruzeiro.

Segundo a assessoria da nova direção da Raposa, Mano Menezes se mostrou confiante no projeto apresentado pelos novos dirigentes do Cruzeiro.

- Houve uma convergência absoluta entre os meus ideais para o futebol e o que planeja a nova diretoria - destacou o treinador.

O novo presidente do Cruzeiro, Wagner Pires de Sá, mostrou bastante entusiasmo com a decisão de Mano em permanecer na Toca.

- Vamos dar sequência ao projeto vencedor iniciado pelo Gilvan, dar inicio a uma nova fase histórica para o clube, mudar o patamar e dar continuidade ao trabalho de Mano Menezes. É parte da nossa estratégia - disse o novo presidente.

Mano Menezes vai para o quarto ano em Minas Gerais. A primeira passagem dele no Cruzeiro começou em setembro de 2015, quando o treinador chegou para assumir a vaga de Vanderlei Luxemburgo. Na época, o time celeste estava na 16ª posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com 22 pontos, e correndo risco de ser rebaixado. Mano comandou a equipe em 16 jogos, conquistando oito vitórias, seis empates e duas derrotas e livrando qualquer sombra de Série B. No entanto, no fim do ano, o treinador interrompeu o contrato com o clube mineiro e seguiu rumo a China, para dirigir o Shandong Luneng.

Depois de sete meses, em julho de 2016, Mano Menezes retornou à Toca da Raposa. Dessa vez, o treinador assumiu o lugar do português Paulo Bento. Assim como no ano anterior, a Raposa estava passando por um momento crítico. O time somava apenas 15 pontos e era o 19º colocado no Brasileiro.No fim do ano, o Cruzeiro fechou o campeonato em 12ª lugar. Em 2017, sob a tutela do técnico gaúcho, o time celeste conquistou o penta na Copa do Brasil e foi vice no Mineiro.

Durante a era Mano Menezes, incluindo as duas passagens, o Cruzeiro disputou 110 jogos (55 vitórias, 33 empates e 22 derrotas). Vale ressaltar que nessa conta estão incluídos os nove jogos que tiveram o auxiliar Sidnei Lobo no comando (7 vitórias, um empate e uma derrota), seja por suspensão de Mano ou por licença do treinador.