A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Top Esporte

20/02/2017 11:27

A+ A-

Nishikori, Thiem e recorde de brasileiros: começa o Rio Open 2017

ATP 500 dá a largada nesta segunda, no Jockey Club Brasileiro, com quatro jogadores do país e apenas Rogerinho no primeiro dia

Um Rio Open diferente das três primeiras edições começa nesta segunda-feira, novamente nas quadras de saibro do Jockey Club Brasileiro, na Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro. Pela primeira vez o único ATP 500 da América do Sul não terá Rafael Nadal e o torneio feminino. Mas mantém a participação de ao menos dois top 10 do ranking mundial entre os 32 tenistas: desta vez o japonês Kei Nishikori, 5º do mundo, e o austríaco Dominic Thiem, 8º. O forte calor e a vista para a estátua do Cristo Redentor seguem sendo marcas do torneio que distribui R$ 4,5 milhões em prêmios, além da proximidade com o Carnaval. Também será o ano com o maior número de brasileiros na chave principal de simples, quatro, todos do mesmo lado da chave: Thiago Monteiro (84º) , Rogério Dutra Silva (88º), João "Feijão" Souza (133º) e Thomaz Bellucci (75º), que de cara pega Nishikori na estreia, terça-feira, às 21h. Rogerinho é o único brasileiro a jogar nesta segunda: enfrenta o norueguês Casper Ruud, 201 do mundo, na quadra central, às 16h30.

No equilibrado torneio de duplas, Bruno Soares é novamente primeiro cabeça de chave, desta vez com o britânico Jamie Murray, e tenta finalmente o título depois de cair sempre nas semifinais. A estreia será com o brasileirio Marcelo Demoliner e o neozelandês Marcus Daniell. Marcelo Melo também estreia em quadras cariocas com o novo parceiro, o polonês Lukasz Kubot, como segunda dupla favorita. Eles enfrentam os brasileiros Fabricio Neis e Feijão. O SporTV transmite os jogos do Rio Open ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha tudo no feed de cobertura!

Principal atração do torneio, Nishikori disputa o Rio Open pela primeira vez, mas já conhece o Rio. No ano passado levou o bronze nos Jogos Olímpicos ao bater Nadal. Aos 27 anos, é o principal atleta asiático, seguido por jornalistas e fãs de seu país pelos torneios por todo mundo. A agilidade e inteligência, além da capacidade de recuperação e adaptação compensam os recorrentes problemas físicos. Neste domingo foi derrotado pelo ucraniano Alexandr Dolgopolov na final do ATP 250 de Buenos Aires. Thiem volta ao torneio em seu piso favorito após perder nas semifinais ano passado para o argentino Guido Pella. Seu golpe de esquerda, dentre outras qualidades, o faz ser apontado aos 23 anos como candidato a futuro número 1 do mundo.

Entre uma ponta e outra da chave há gente que já esteve lá em cima e que hoje busca a recuperação, como Janko Tpsarevic e David Ferrer. O sérvio, 94º do ranking e ex-top 10, caiu após uma série de lesões e cirurgias. De cara vai pegar Thiem na estreia. Campeão de 2015 do Rio Open, Ferrer já foi terceiro do mundo e aos 34 anos deixou o top 10 no ano passado - hoje é o 27º. Sua estreia será contra Dolgopolov, 66º, ex-top 20, que virá no embalo do título na Argentina. Será mais um jogo interessante na primeira rodada. Vida mais fácil deverá ter o atual campeão do Rio Open. O uruguaio Pablo Cuevas, 22º do mundo e terceiro cabeça de chave, estreia contra o belga Arthur De Greef, vindo do qualifying.

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias