A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Top Esporte

há 6 anos

A+ A-

Pênaltis perdidos e time reserva travam briga do Grêmio por título do Brasileirão

Tricolor tem três das cinco derrotas no campeonato com time formado por suplentes; das seis penalidades na competição, jogadores erraram metade

Agora, não é somente a desculpa do time desfalcado. O Grêmio voltou a perder fôlego na disputa do título do Brasileirão por mais um pênalti perdido. A cobrança de Marcelo Oliveira que Gatito Fernández defendeu ainda no primeiro tempo do jogo de domingo contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, custou a derrota por 1 a 0. O aproveitamento recente nas cobranças, aliás, chamam atenção: das seis penalidades que o time teve no campeonato, perdeu três, o que certamente teria auxiliado o clube a somar pontos importantes na tabela.

Na noite de domingo, com time reserva, o Tricolor teve os primeiros 20 minutos de "outro planeta", conforme citou o técnico Renato Gaúcho em entrevista coletiva, e sofreu o gol logo aos seis. Depois, acordou, teve a chance do empate no pênalti aos 44 do primeiro tempo, porém, o lateral-esquerdo e capitão na ocasião parou no goleiro botafoguense.

Na saída de campo, os jogadores admitiram que poderiam ter somado ao menos um ponto no Engenhão, mas Marcelo Oliveira deu méritos a Gatito. Para se ter uma ideia, foi a sétima defesa do goleiro em cobranças de pênalti na temporada.

– Quando se perde pênalti, muitas vezes as pessoas criticam o batedor e esquecem que o goleiro treina muito. Hoje (domingo), o Gatito foi melhor do que eu. Bati como sempre bato. É o primeiro pênalti que perco. Mérito dele também, que esperou minha batida. Foi muito rápido na defesa – afirmou o jogador.

Histórico ruim

No histórico de penalidades no campeonato, o Grêmio começou bem, com acertos de Fernandinho e Barrios, contra Sport e Vasco, nas terceira e quarta rodadas, respectivamente. Porém, no duelo com cara de final contra o Corinthians, já na 10ª rodada, Luan perdeu a chance de empatar o jogo no fim, na Arena, pois Jadson havia aberto o placar no início do segundo tempo.

Na partida seguinte em casa, foi a vez de Edílson desperdiçar a batida da marca da cal antes de o Avaí marcar duas vezes e vencer por 2 a 0, na 12ª rodada. Se houvesse convertido, a história do confronto poderia ter sido bem diferentes. Na vitória sobre a Ponte Preta por 3 a 1, na 14ª rodada, Barrios fez um dos gols de pênalti.

– Está aumentando de alguma forma a quantidade de pênaltis defendidos, talvez pela qualidade dos goleiros também. Mas o Grêmio está errando um pouco acima do permitido. Temos que talvez treinar mais, e os jogadores terem tranquilidade. Os pênaltis errados não podem interferir psicologicamente na cobrança seguinte. Esquecer as estatísticas – disse o vice de futebol Odorico Roman.

Numa hipótese mais otimista, o Grêmio somaria pelo menos cinco pontos extras na tabela – contando que o Avaí não viraria o placar para 2 a 1 após o pênalti de Edílson. Desta forma, estaria com 44 pontos, a apenas três do Corinthians, que tem um jogo a menos. A situação tornaria a briga pela taça mais acirrada, ao contrário da realidade, que mostra o Timão com chance de abrir 11 pontos de vantagem.

Três das cinco derrotas com reservas

Além deste problema, a estratégia de usar reservas no Campeonato Brasileiro para poupar titulares nas competições de mata-mata não tem surtido efeito. Das cinco derrotas que o time gaúcho tem no Brasileirão, três foram com escalação alternativa – 4 a 3 para o Sport, 1 a 0 para o Palmeiras e 1 a 0 para o Botafogo. De qualquer forma, os jogadores não abrem mão da taça.

"Estamos muito vivos no Brasileiro também. Ainda temos um turno. O calendário é muito apertado, mas temos um grupo muito bom. Criamos chances para encostar no Corinthians, mas estamos no início do segundo turno e tem muita coisa para acontecer". (Fernandinho, atacante)

Estacionado nos 39 pontos, o Grêmio segue na segunda colocação do Brasileirão e não pode ser alcançado pelo Santos, em terceiro, que joga nesta segunda-feira. O grupo tricolor agora se volta para a Copa do Brasil. Na quarta-feira, faz o primeiro jogo das semifinais contra o Cruzeiro, às 21h45, na Arena. Com titulares.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024