Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Top Esporte

Prefeitura lança calendário esportivo 2019 com projetos, campeonatos e anuncia novas obras

Também foi assinada a abertura de licitações para melhorias de infraestruturas, como Parque do Sóter, Ayrton Senna e Jacques da Luz e Guanandizão

31 janeiro 2019 - 15h14Por Da redação / PMCG

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), lançou nesta quinta-feira (31) o Calendário Esportivo 2019, no Armazém Cultural. O calendário terá uma programação extensa com novas oficinas, jogos e eventos esportivos nacionais, além de obras de infraestrutura nos Parques da Capital. Ao todo serão 49 projetos.

No lançamento, o prefeito Marquinhos Trad comentou sobre os trabalhos realizados pela Funesp em 2018 e disse que Campo Grande voltou a ser destaque. “Quando a gente vai aos parques, às escolinhas públicas de futebol, vê a expectativa e a esperança de um menino em se tornar um jogador profissional. São mais de 2 mil meninos que têm a oportunidade de uniforme, de chuteira, de bola. Crianças das mais diversas comunidades”, pontuou

Assim também, emendou, é com a escolinha de ballet. “Crianças que sempre sonharam em fazer ballet e não tinham como fazer em uma escola particular. Academia pública com todos os equipamentos de musculação gratuitos já colocados. São aproximadamente 40 mil pessoas na prática esportiva, nas 7 regiões urbana e também nas regiões rurais”, concluiu.

No ano de 2018, de acordo com o diretor-presidente da Funesp Rodrigo Terra, a fundação fez mais de 2 milhões de atendimentos, em 56 locais diferentes, com 651 aulas totalmente gratuitas. “Essas 651 oficinas fizeram com que 18 mil pessoas se inscrevessem nas atividades, com características mais para crianças, para adolescentes, para adultos e para idosos. Fazendo com que o política pública chegue a todo o conjunto da população, principalmente, para aqueles que mais precisam. Foram mais de 22 mil horas de atividades realizadas no ano passado”, disse.

Para por tanta gente para se movimentar, cerca de 160 professores atuaram em 22 projetos. Outras 9 mil pessoas participaram em 18 eventos de lazer. E cerca de 10 mil atletas foram inscritos nas 8 competições esportivas realizadas pela Funesp. Somando, são aproximadamente 40 mil campo-grandenses que se inscreveram de forma gratuita em todos os eventos realizados em 2018. Muitos dos projetos aconteceram graças às parceria público-privada e também à parceria com Governo do Estado. O governador Reinaldo Azambuja ressaltou que as parcerias são fundamentais para todos no processo de desenvolvimento.

“Quando a gente faz essas parcerias, a gente resgata opções para a sociedade como um todo. Esse calendário é múltiplo, estamos vendo todas as áreas sendo beneficiadas. Sozinho a gente não vai resolver os problemas, mas quando se unem os esforços como está acontecendo, mesmo na dificuldade a gente encontra alternativas para solucionar problemas”, frisou.

Planejamento 2019

Para 2019, haverá novas oficinas esportivas. A Escola Pública de Futebol ganha mais 5 novos locais, além dos 15 já existentes para meninos e meninas de 10 a 14 anos, passará a atender crianças de 5 a 9 anos com o BabyFut. Cada oficina tem em média 25 jovens por turma e eles podem se inscrever gratuitamente no local e horário da atividade. O projeto passará a atender mais de 1.500 jovens. Os novos campos de futebol estão localizados nos bairros do Jardim Zé Pereira, Recanto dos Rouxinóis, Bonança, São Conrado e Mata do Jacinto.

O calendário ganha a primeira edição da Copa Campo Grande de Futebol Amador, que movimentará 128 equipes masculinas e femininas e terá como premiação R$ 25 mil em dinheiro, além de medalhas e troféus. A intenção é movimentar cerca de 3 mil atletas e técnicos das 7 regiões urbanas de Campo Grande, resgatando o futebol 11 e mantendo as regras oficiais. Após a final do campeonato, em agosto, começa a Super Copa dos Campeões, disputada pelos vencedores de cada região. Nesta etapa, a final será no aniversário do Estado, no dia 11 de outubro, e terá premiação de R$ 10 mil.

Com eventos distribuídos em todos os meses, o calendário será reforçado pela primeira edição dos Jogos Universitários Campo-grandenses Interatléticas, com a participação das UFMS, UCDB, Uniderp, Unigran, Anhanguera e UEMS, e será disputado nas modalidades de Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol. O evento está programado para acontecer em setembro.

Nos eventos nacionais retornam ao Autódromo Internacional de Campo Grande a Copa Truck, Mercedes- Bens Challenge, Brasileiro de Marcas, Hb20 Motorsport, Stock Car e a Stock Light. Uma das novidades é a criação do primeiro parque público para cachorros. Pela proposta, a Prefeitura vai liberar o Parque Ecológico do Sóter para a população passear com seu cão, desde que conduzido na guia, e buscará parcerias privadas para a construção de um local onde eles possam ficar soltos e se socializarem.

Também foi assinada a abertura de licitações para melhorias das infraestruturas esportivas que fazem parte de um dos sete programas desenvolvidos pela Funesp e tem como objetivo estimular a utilização dos espaços públicos pela população, com a reforma do Parque do Sóter, a assinatura da ordem de serviço da reforma do Ginásio Guanandizão. Também fazem parte do Programa, as obras da Pista de Atletismo do Parque Ayrton Senna, reforma do Parque Ayrton Senna, reforma do Parque Jacques da Luz e a revitalização do Autódromo.