Tássia Holsback, 25 anos, cantava desde a quarta série, quando descobriu que tinha um problema grave nas pregas vocais. Teria de parar de cantar, antes mesmo de ingressar profissionalmente na carreira. Decida a continuar, a campo-grandense superou o problema e ganha as noites mineiras tentando emplacar um estilo pop-caipira-irlandês.
A música 'Caderno', de Toquinho, entoada a capela, foi a escolhida para inaugurar o repertório ainda na infância. Mas a cantora e compositora arruma influências muito mais precoces para justificar a paixão. "Mais cedo ainda, quando nasci, estava tocando música clássica na sala da maternidade", afirma.
De lá para cá, o talento só foi aperfeiçoando e ganhou tom de coisa séria, quando Tássia recebeu a proposta de um produtor carioca, chamado Bernardo Fonseca. Gravou quatro músicas sem compromisso. O resultado foi satisfatório, mas a saúde a obrigou a dar uma freada no ritmo.
Comendo pelas baieras, ela encara os palcos para depois pensar em ábum. (Foto: Divulgação)
Morando em São Paulo desde 2008, para fazer cursinho e estudar arquitetura, ela procurou solução para o que a silenciava. O que era para ser um problema acabou parecendo uma vantagem. O tratamento para evitar a temida cirurgia acabou possibilitando a estreia da cantora além das fronteiras de Mato Grosso do Sul.
Fazendo tratamento com a fonoaudióloga Janaina Pimenta, Tássia evitou a cirurgia, mas começou um intensivo para sarar. Para continuar o acompanhamento com a profissional, se mudou para Belo Horizonte. "O trabalho com a Jana deu um resultado incrível e achamos que já estou pronta para seguir carreira cantando em palcos", explica.
Tássia também é compositora e se arrisca na gaita ao vivo. (Foto: divulgação)
Com os caminhos novamente abertos para sonhar com um espaço no cenário musical, Tássia quis traçar um diferencial ambicioso. Busca ser a primeira artista de um estilo musical dificilmente visto na língua portuguesa. "Pode-se dizer que é algo meio pop-caipira-irlandês. Mas claro, é bem mais difícil, pois além de buscar algo inexistente em nossa língua, tenho o peso de fazer bonito para ser lançado".
Enquanto o estilo ainda não se torna familiar aos ouvidos brasileiros, o repertório interpretado é variado, tendo desde blues ao rockabilly, mas nada feito sem um toque pessoal. "Costumo mudar o ritmo da música e trazer para o meu universo", afirma.
Mesmo sem disco em vista, a cantora experimenta a delícia do ao vivo e chegou a se apresentar até mesmo no evento Claro Experiências e Palco Ultra Festival e abriu show para artistas de renome, como Fernanda Takai. Convites para mostrar seu talento na terra natal também não faltam.
Confira a música 'Menino Bruno' de Tássia Holsback:
Ouça mais músicas da cantora aqui.