Em tempos de tanta violência, uma mãe teve uma solução pacífica e eficiente para conscientizar seu filho: depois de descobrir que seu filho não estava se comportando adequadamente na escola, no sudeste da Inglaterra, Becky Crandley, de 30 anos, decidiu agir e tomou uma atitude inusitada, acompanhando o filho, Harley, de 12 anos, durante uma aula de matemática.
Ela comentou que seu filho não é um menino mau, mas seu comportamento desrespeitoso e indiferente para com os professores estava se tornando um problema, já que ele não prestava atenção nas aulas para ficar brincando com colegas.
O garoto foi surpreendido com a presença da mãe e ficou vermelho de vergonha, mas mudou o comportamento - que já estava atrapalhando a aula naquele dia - com a chegada da mãe.
Surpresa
Ela explicou ao filho que estava lá por causa do comportamento dele em sala de aula e o encorajou a ser melhor aluno naquele ambiente, o que surtiu efeito positivamente.
Segundo o site Fatos Desconhecidos, para Becky, sua abordagem pouco convencional foi necessária para lidar com o problema. Agora, ela espera que Harley pense duas vezes antes de desrespeitar seus professores novamente.
Após compartilhar sua experiência com outras pessoas, Becky recebeu muitos comentários positivos e mensagens de apoio de outros pais.
Ela deixa claro que a ideia não era envergonhar o filho, mas sim, mostrar a outros pais que eles também podem agir e fazer a diferença na vida de seus filhos.
Motivação
Percebendo que muitos pais culpam os professores por problemas comportamentais, ela acredita que é importante entregar aos alunos a responsabilização por suas próprias ações.
A mãe também elogiou a escola por permitir que ela participasse da aula e sugeriu que a instituição considere ações semelhantes para outros alunos e seus pais no futuro.
Reforço positivo
A educação positiva visa, ao invés de punição por comportamentos inadequados, o reforço para que a criança entenda que precisa ter comportamentos positivos e estimulá-la a isso, tornando essa forma de agir uma hábito e algo natural da criança.
O reforço positivo é uma técnica comprovada que incentiva comportamentos positivos e ajuda a eliminar os negativos.
Mas isso significa simplesmente ignorar quando os filhos fazem algo errado? De forma alguma! Em vez de focar nos erros da criança, os pais devem se concentrar no que a criança está fazendo de certo e elogiá-la por isso.
Elogiar a criança por pequenos comportamentos positivos pode ajudá-la a se sentir valorizada e a continuar a agir de maneira positiva.
Além disso, os pais também podem ajudar a ensinar sobre o que é certo e errado por meio de histórias e exemplos.
As histórias são uma ótima maneira de ensinar às crianças sobre o que é certo e errado sem fazer com que se sintam julgadas ou envergonhadas. Exemplos da vida real também podem ser úteis para ensinar às crianças como agir em diferentes situações.
Assim, Becky Crandley se saiu bem ao ensinar ao filho sobre respeito em sala de aula frequentando o local com ele.