A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Algo mais

24/05/2019 11:30

A+ A-

Café faz mal? No Dia Nacional da bebida, vamos conhecer alguns benefícios e malefícios para saúde

Hoje, 24 de Maio, é comemorado o Dia Nacional do Café, e nós preparamos essa matéria para você que não vive sem essa bebida

Forte, fraco, adoçado, puro, expresso, curto, ah, são tantas maneiras de tomar café, uma bebida quase universal, são poucas pessoas que não gostam, muitos necessitam tomar uma xícara quentinha antes de focar no trabalho, ir para academia ou até mesmo após o almoço.

Hoje, 24 de Maio, é comemorado o Dia Nacional do Café, e nós preparamos essa matéria  para você que não vive sem essa bebida.  A nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição de uma universidade em Campo Grande, Camila Morais, fala sobre alguns benefícios do consumo do café.

“Café possui diversas propriedades antioxidantes e substâncias biologicamente ativas, entre elas podemos destacar os efeitos estimulantes devido à presença da cafeína. Então, a presença desta substância provoca melhora da concentração, diminui o sono, melhora a disposição e a energia. Pode ser benéfico também para casos de enxaqueca e dores de cabeça”, pontua.

(Foto: Arquivo TopMídiaNews)

Café combina com tudo, seja uma reunião de trabalho, ou encontro com amigos, sempre existe uma ocasião que justifique o seu consumo. Além disto, para os que buscam algum termogênico natural para contribuir e auxiliar na perda de peso saiba que essa bebida pode ser uma aliada.

“A ação termogênica está relacionada à ação da cafeína, por ser estimulante potencializa o desempenho físico. Adicionalmente, a cafeína está associada à diminuição das dores musculares pós-exercício e aumento do metabolismo. O que consequentemente resultará em diminuição do peso”.

Porém, atenção, o consumo excessivo da bebida, assim como tudo, pode trazer prejuízos para a saúde, explica a nutricionista. Segundo ela, Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de 3 a 4 xícaras pequenas (50ml cada por dia).

(Foto: Arquivo TopMídiaNews)

“O consumo em excesso ou pessoas com sensibilidade podem apresentar aumento da frequência cardíaca, ansiedade, irritabilidade, insônia e azia devido ao aumento da secreção de ácidos gástricos”.

Aos diabetes, e aos que não são uma dica para evitar problemas com a saúde devido ao uso do açúcar, utilizar um bom adoçante ou puro sem açúcar.

“Para o consumo, é interessante que seja de preferência puro sem adicionar açúcar. E para aumentar o poder antioxidante pode ser acrescentado canela ou cacau em pó. Devemos evitar consumir em copos plásticos, pois o plástico ao ser exposto ao calor libera substâncias tóxicas ao nosso organismo”, finaliza.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias