O Campão Cultural, III Festival de Arte, Diversidade e Cidadania acontece de 27 de março a 30 de março e de 4 a 6 de abril em Campo Grande, com uma intensa programação de atrações artísticas espalhadas pela capital de Mato Grosso do Sul. Entre as atrações, destacam-se as Batalhas, que prometem agitar a Orla Morena.
As batalhas começam no dia 4 de abril, sexta-feira, às 18h, com a Batalha do Passinho. A competição, organizada pelo Bonde do Flash Back, celebra as danças das décadas de 1980 e 1990 e promove um espaço inclusivo para dançarinos amadores e profissionais. A Mostra Competitiva contará com cinco categorias: Solo, Dupla, Trio, Grupo e Novos Talentos, esta última dedicada aos iniciantes. Além da disputa, o evento promove a interação entre gerações e valoriza a dança como expressão artística e histórica, destacando a importância do Campão Cultural para a cena urbana de MS.
No dia 5 de abril, sábado, também às 18h, o palco da Orla Morena receberá a Kiki Ball Brasilidades, a segunda edição de uma batalha de Vogue que mistura diferentes linguagens artísticas e performáticas. A competição contará com premiações em dinheiro e categorias que abordam temas regionais e brasileiros. Criada há oito anos, a House OF Hands UP MS, a primeira Casa Ballroom de MS, é a responsável pela realização da Kiki Ball, evento que promove a integração da comunidade LGBTQIAPN+ e as produções culturais do movimento ballroom local.
No dia 6 de abril, domingo, o festival continua com a Batalha de MCs, das 13h às 17h, no formato individual. A Batalha da Leste Edição Campão Cultural reunirá 16 MCs em confrontos de improviso, com modalidades como Easy Mode, Hard Mode e a tradicional Bate e Volta – Sangue. Os participantes, que garantiram suas vagas nas seletivas regionais de Campo Grande e outras cidades como Dourados, Corumbá e Nova Andradina, competem por prêmios e, acima de tudo, pela valorização da arte da improvisação, construção poética e interação com o público.
Para encerrar a programação no mesmo dia, o Campão Breaking começa às 14h, com uma celebração do elemento breaking da cultura hip hop. O evento, que conta com batalhas nas categorias adulto e kids, performances de DJ e MC, e até uma palestra com os jurados, visa promover a inclusão social e cidadania por meio da cultura hip hop. O Campão Breaking é uma iniciativa do Coletivo Liga Produções, que trabalha há quase duas décadas na transformação de vidas e territórios, proporcionando oportunidades para expressões artísticas e profissionalização de jovens e adultos da comunidade hip hop local.
Com um foco na técnica, criatividade e superação, o Campão Breaking busca não apenas destacar o talento dos breakers, mas também desenvolver valores essenciais como disciplina, respeito, liderança e autoconfiança. O evento é uma verdadeira celebração de resistência e inclusão, convidando a todos – de crianças a adultos, de estudantes a artistas – a participarem desse movimento cultural transformador.