A Bienal Pantanal – I Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul promete entrar para a história da cultura sul-mato-grossense. O evento será realizado entre os dias 4 e 12 de outubro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, e reunirá 72 convidados de dez estados brasileiros, além de autores do Paraguai e da Argentina.
Entre os destaques da programação estão o historiador e escritor Leandro Karnal, a romancista Ana Maria Gonçalves – primeira mulher negra eleita para a Academia Brasileira de Letras (ABL) – e o violeiro Almir Sater, que fará show de abertura no dia 4/10, às 20h. Karnal participa no dia 5/10, às 19h, e Ana Maria no 8/10, também às 19h.
Programação diversificada
Serão nove dias e 108 horas de programação gratuita, com palestras, conferências, cursos, oficinas de quadrinhos, seminários e shows musicais. Entre os eixos centrais, estão “Território, Culturas e Geopolíticas” e “Tecnologias Digitais, Sociedade e Mercado”, além do Seminário do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e do Seminário Economia Criativa.
A feira contará ainda com a Mostra Curta Bienal, com oito filmes, e com o Concurso Literário Bienal Pantanal 2025 e o Prêmio Tuiuiú, que distribuirão R$ 24 mil em premiações. O homenageado da edição é o poeta Manoel de Barros.
Entre os dias 6 e 10 de outubro, das 10h às 15h30, haverá programação exclusiva para alunos da rede pública de ensino fundamental e médio, incluindo contação de histórias, batalhas de rima e sessões de cinema. A expectativa é de receber 3.600 estudantes.
Estrutura e apoio
O espaço de feira terá 600 m² dedicados a editoras e livrarias. Dos 72 convidados, 32 são sul-mato-grossenses, fortalecendo a produção local.
A Bienal é uma realização do Instituto Ìmòlé, Instituto Curumins, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio da Assembleia Legislativa de MS e da Câmara Federal. Conta com patrocínio da INPASA e recursos destinados por deputados estaduais e federais.
Mais informações em: bienalpantanal.com.br e @bienalpantanal.







