A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul começou, por meio de sua Cavalaria, várias ações junto à população, que visam aproximar a instituição da comunidade, criando vínculos que promovam o respaldo afetivo e fortaleçam a confiança, em Campo Grande.
A ideia de utilizar cavalos para essas ações veio do comdandante da EIPMMont (Esquadrão Independente de Polícia Montada da PM MS), tenente-coronel Jidevaldo Souza Lima, que tem uma visão voltada à aproximação entre a instituição e a comunidade, segundo a cabo Laryssa de Andrade Rodrigues Caldera, social media da Cavalaria.
Ele explica que uma das ações foi realizada na última quarta-feira, na qual dois animais foram levados ao Asilo São João Bosco para interagir com os internos, que ficaram muito felizes com a experiência.
As ações também são benéficas para os animais. "Essa modalidade de policiamento, com perfil mais comunitário, beneficia os animais, pois todo esse manejo, que vai desde a preparação, transporte e o contato com o público, os mantém em uma rotina", explica Souza Lima.
E é claro, esta é uma via de mão dupla, segundo o tenente-coronel. "Já para o público, seja ele de qualquer idade, é o contato com o animal em si. O cavalo é encantador por seu tamanho, simbologia, e por mais incrível que pareça, muita gente se aproxima dizendo nunca ter tocado em um."
A atuação da Cavalaria também foi intensificada nos episódios recentes envolvendo violência nas escolas. "Fizemos visitas em escolas, durante as semanas que se seguiram, após os atentados em escolas de SP e SC. A Polícia militar intensificou o Policiamento e nós fomos também", conclui o comandante.
Confira o encontro entre os idosos e os cavalos:
Cavalaria da PM leva cavalos a asilo e encontro com idosos é emocionante pic.twitter.com/6Wye3HqXag
— TopMídia News (@topmidianews) May 12, 2023