PREF DE RIBAS - JULHO 2025

segunda, 14 de julho de 2025

Busca

segunda, 14 de julho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Algo mais

21/07/2014 06:00

Como cuidar de recém-nascido? Enfermeira dá dicas e orientações

Pais de primeira viagem

Como cuidar do cordão umbilical? O que fazer para aliviar as cólicas? Como dar banho? Como amamentar? A chegada do primeiro filho traz diversas dúvidas sobre cuidados com recém-nascidos para os pais de primeira viagem, por isso, é cada vez mais frequente a busca por auxílio de profissionais multidisciplinares da área da saúde para orientações sobre gestação e cuidados com recém-nascidos.

 

Para a chegada do primeiro filho, a psicóloga Iris Lima e o marido Fábio Lima, participaram de um workshop sobre cuidados com recém-nascidos, o que lhes deu mais segurança para cuidar do pequeno Isac Lima. “As orientações que recebemos foram muito importantes, especialmente pra nós, pais de primeira viagem. Eu tinha dado a ‘incumbência’ do primeiro banho do bebê ao meu marido e ele ficou mais seguro depois do workshop, aprendemos o banho na prática; agora é ele quem dá os banhos no Isac”, revela Iris.

 

Depois de ter atuado por nove anos como auxiliar de enfermagem em maternidade, agora Simone Albuquerque, da Papo de Gaia – Assessoria a Gestante & Família, se dedica a orientar pais sobre como cuidar dos filhos, ministrando workshops, cursos e fazendo acompanhamento personalizado a famílias que buscam o seu auxílio. Lidando diariamente com o tema, a enfermeira conta que a maior dúvida dos pais é com relação aos cuidados com o cordão umbilical.

 

“Os pais tem medo de pegar no cordão, na cartilagem que fica pra fora. O neném não sente dor nesta parte, por isso pode-se manusear tranquilamente para fazer o curativo. A limpeza deve ser feita com cotonete e álcool 70%, passe o cotonete com delicadeza na região, fazendo movimentos no sentido horário. Esse curativo pode ser feito todos os dias após o banho. Na hora da troca da fralda é importante observar: se o umbigo estiver úmido ou com alguma secreção, seque bem e faça o curativo novamente. O coto demora de 7 a 14 dias para cair, quando bem cuidado a cicatrização acontece de maneira natural e rápida”, aconselha Simone.

 

O primeiro banho também preocupa a maioria das gestantes e acompanhantes, assim como para a mãe Iris. Segundo a enfermeira, o banho deve ser realizado entre as 10h e 15 horas, período mais quente do dia. A banheira tem que ser colocada em um ambiente fechado, onde não passe corrente de ar. A temperatura da água deve estar entre 35 e 37 graus e o banho deve ser rápido, de 5 a 10 minutos, principalmente nos três primeiros meses, período em que os bebês sentem muito frio.

 

“Pra começar, tire toda a roupa do bebê e enrole-o em uma toalha. Primeiro lave a cabeça e mantenha o corpinho com a toalha. Depois de enxaguar bem a cabeça, dê banho no restante do corpo. Ao segurar a criança, sempre apóie a cabeça dela em seu antebraço, para dar mais segurança, ao virá-la para lavar a parte de trás do corpo, mantenha a cabeça dela de lado. Use sabonete neutro em todo o banho, não utilize shampoo nos primeiros meses, algumas marcas podem causar alergia na criança”, recomenda a enfermeira.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebês recebam exclusivamente leite materno durante os primeiros seis meses de vida. Para a enfermeira, o aleitamento materno deve ser um momento de prazer, tanto para a criança quanto para a mãe, do fortalecimento do vínculo: “Para que a mãe não sinta dor, o bebê deve ficar com a boca bem aberta, língua para baixo e abocanhar toda a auréola do seio e não somente o bico, se ele abocanhar só o bico, ele não conseguirá sugar o leite. Ao abocanhar a auréola, ele estimulará os ductos mamários (localizados nesta região) que vão liberar o leite. Essa ‘pega’ correta não vai machucar e a mãe poderá amamentar por mais tempo”.

 

O leite materno é, inclusive, um forte aliado contra as cólicas, que atingem as crianças nas primeiras semanas de vida, por conta da imaturidade do sistema digestivo, do intestino. Normalmente o choro promovido por dor é mais forte e intenso, do que o choro de fome, por exemplo. Nas primeiras semanas a cólica acontece sempre no mesmo horário do dia e no mesmo período de tempo. “Amamentação e colo de mãe (o calor do corpo da mãe aquece a criança), são os melhores remédios para a cólica”, acrescenta.

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias