Vitória Cristina, de 3 anos, aguarda na fila da Santa Casa de Campo Grande para receber um aparelho na garganta, necessário para tratar problema respiratório, enquanto a mãe denuncia que o benefício assistencial solicitado junto ao INSS foi recusado cinco vezes.
Cristina da Silva, mãe solo de Vitória e de outra filha de 8 anos, relatou que, desde setembro do ano passado, luta para garantir o tratamento da filha mais nova. Segundo ela, o aparelho na garganta é essencial devido a dificuldades respiratórias, e a criança tem precisado ficar em casa, sem frequentar a creche, para que a mãe possa cuidar dela.
A mãe afirma que, mesmo com laudo médico comprovando a necessidade do tratamento, o INSS negou o pedido de benefício por cinco vezes. "O médico disse que ela tem direito ao LOAS, mas não sei mais o que fazer", disse Cristina. Diante das negativas, a família recorreu à Justiça, solicitando uma ordem judicial para garantir a liberação do benefício.
Cristina também relatou dificuldades financeiras, sem ajuda do poder público para despesas básicas como aluguel, água, luz, leite e fraldas. Ela conta que precisa buscar trabalhos temporários, como faxinas, para garantir a subsistência da família.
Além disso, a mãe aponta que a espera pelo procedimento médico na Santa Casa é incerta, agravada por uma greve na unidade de saúde, que tem deixado os pacientes sem previsão de atendimento.
Vitória é acompanhada de perto pela mãe, que tenta conciliar o cuidado das filhas e a busca por recursos para manter a família. A situação evidencia a sobrecarga enfrentada por mães solo em situação de vulnerabilidade social, que dependem da rede pública para atendimento médico e assistência social.
O caso segue acompanhado pela reportagem, que solicitou esclarecimentos do INSS e da Santa Casa sobre a liberação do benefício e a fila de espera para o procedimento médico.
Que quiser mais informações ou gostaria de ajudar esta família entre em contato com a Cristina, por meio do número 67 99302-2131







