Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024
Algo mais

De porta em porta a grande rede de salões, Tracy se superou e hoje esbanja profissionalismo

Grávida aos 17 anos, ela enfrentou o desafio de ser mãe solteira, superou todas as dificuldades e hoje é uma mulher realizada

02 março 2020 - 19h01Por Willian Leite

Filha de dona de casa e bombeiro militar aposentado, a campo-grandense Tracy Macedo, 30 anos, é exemplo de crescimento através do esforço, dedicação e muito trabalho. Hoje depiladora, ela conta como começou a carreira ainda na adolescência, fazendo atendimentos a domicílio, até chegar a um dos mais sofisticados e completos salões de beleza de Mato Grosso do Sul.

A família, de origem humilde, sempre incentivou Tracy a estudar e trabalhar. “Meu pai sempre deixou claro e me orientou a ser uma pessoa honesta, não importando qual profissão eu iria desenvolver”, lembra.

E o batente começou bem cedo. “Quando eu tinha 15 anos, já trabalhava como manicure e fazia unhas das vizinhas, além de sobrancelhas e maquiagem, mas não tinha intenção de me profissionalizar na área”.

Neste trabalho a domicílio, ela cobrava bem pouco, pois ainda faltava a segurança de um curso profissionalizante. “Cobrava muito barato porque não tinha firmeza em garantir meu trabalho”, relembra com nostalgia.

Mas a necessidade de ganhar um pouco mais logo bateu à porta. Logo no início de seu primeiro namoro, aos 17 anos, Tracy engravidou e não se casou com o pai do bebê. “Fui mãe solteira e meu filho nasceu assim que completei 18 anos. Quando me deparei com as despesas de se ter uma criança, tive a certeza de que precisaria de um emprego formal”, relatou.

A partir disso ela começou a procurar uma oportunidade de ter o primeiro emprego. “Meu filho já estava com quatro meses quando comecei procurar [por vagas] nos jornais impressos. Isso tudo aconteceu em 2007. Passava dias procurando, mas os empregadores só davam chance a quem tinha experiência”, detalhou.

Nesta época, ela que já tinha o sonho de trabalhar como manicure profissional. “Na época, como nunca tinha trabalhado profissionalmente, não fazia noção de que meu principal material de trabalho, o alicate de unhas, precisava de afiação”.

Os três primeiros testes foram desanimadores, pois Tracy sofria bullying de outros profissionais, que diziam que ela não sabia nem pegar no alicate. As próprias manicures tiravam sarro e ainda observavam a marca do material de trabalho, que não se tratava de marca profissional.

Após algumas entrevistas - que não foram nem um pouco agradáveis e que deixaram Tracy ainda mais desanimada - eis que uma luz no fim do túnel aparece. Um salão chamado SA Hairs, na Galeria São Jorge, na Rua Pernambuco com a 25 de dezembro, região central de Campo Grande.

“Entrei no salão e perguntei para a moça se ela estava precisando, e logo fui acolhida muito bem. Foi quando falei que estava desesperada atrás de emprego”, lamentou.

A dona do salão estava de aniversário neste dia e, mesmo assim, a ouviu e deu uma chance para aquela mulher, até então, desconhecida e apenas com a força de vontade como experiência.

“Ela me falou: 'eu gostei de você' e me perguntou se eu topava ser treinada por ela. Nem acreditei! A partir disso, ela começou me treinar rigorosamente”, comemorou Tracy.

A dona do antigo salão e o marido dela foram os principais incentivadores da vida profissional da depiladora que, inclusive, tentou mudar de área várias vezes. “Fiz faculdade de Pedagogia, Letras, Estética e Técnica em Meio Ambiente, tudo em vão, pois não consegui terminar nenhuma.  Minha ideia era ganhar dinheiro como manicure apenas e depois me formar e não fazer mais isso”.

O casal, que acreditou nela e deu a primeira oportunidade de emprego, a ajudou a pagar um pouco dos cursos e deram as mensalidades do técnico de depilação e manicure, que foi obrigada a fazer para continuar atuando.

Os dois feitos na Embeleze, em 2007 e 2008, quando o primeiro filho tinha apenas quatro meses de vida.

“Fiz doze anos de profissão agora no dia 24 de fevereiro e foi quando apareci no salão onde fiquei um ano e meio e aprendi tudo. Desde desse dia, nunca mais consegui sair da área. Isso aqui é o que me faz bem e é o que gosto”, conta com um sorriso no rosto.

Tracy em 2013, no início da carreira - Foto: Arquivo Pessoal

Experiências

De um salão pequeno como aprendiz de manicure, Tracy recebeu a oportunidade de trabalhar em outro salão famoso em Campo Grande.

“Aqui na Avenida Antônio Maria Coelho, havia um salão chamado Unike (Antiga Depil) que, na época, era muito respeitado no meio profissional e foi surreal essa evolução. Ele foi comprado por uma cliente minha, que me levou para trabalhar com ela. Foram quatro anos de atuação ali e, na época, decidi que queria conhecer novas empresas”.

Em 2010, logo que o Shopping Pátio Central abriu, Tracy foi trabalhar no Morena Mulher, que recém estava abrindo sua 2ª loja na Capital. A empresa tinha intenção de a colocar na depilação, mas ela precisaria ser transferida para a loja da Antônio Maria Coelho.

“As clientes não tinham boa aceitação quando mudávamos de loja, então resolvi sair de lá e acabou que fui trabalhar em vários outros salões”.

Nestas 'andanças', ela trabalhava em todas as áreas e foi até para recepção, até que decidiu retornar à Morena Mulher da Antônio Maria Coelho. De volta ao salão super conhecido, Tracy começou a trabalhar como depiladora masculina e feminina (cera e fio), design de sobrancelhas, banho de lua e extensão de cílios fio a fio – classic, agora com a experiência de várias especializações, com profissionais de todo o país.   

“Nessas andanças pelos salões, eu aprendi em alguns locais como eu não quero ser tratada nunca. Hoje há mão de obra sobrando, mas difícil é encontrar local limpo, arejado e seguro, assim como aqui. Olha essa sala, toda a estrutura assegura o preço que cobramos”, explicou.

No atual local de trabalho, Tracy garante a procedência de tudo que é utilizado com os clientes. “Aqui nós temos embasamento de nossos fornecedores e, se tivermos algum problema, podemos procurá-los. Isso, na minha opinião, é o que faz diferença para nós profissionais e para nossos clientes”, ressaltou.

 Há quatro anos, veio o reconhecimento profissional, mas Tracy não esqueceu as origens. “Sempre me coloco no lugar de aprendiz porque a vida é um eterno aprendizado e humildade deve estar acima de tudo. Isso me trouxe onde estou hoje, porque é daqui que tiro o meu sustento”.

A troca de conhecimento com os colegas profissionais hoje é um dos pilares profissionais de Tracy, que faz questão de dizer que procura os amigos quando tem dúvidas e que também ajuda nos momentos em que é procurada.

“Uma coisa que faço questão de dizer é a troca de experiência com meus amigos e colegas de profissão. Não consigo virar as costas, reconheço que necessito dos outros e posso colaborar também com o crescimento e alinhamento profissional dos outros. Hoje tenho meus clientes consolidados, mas nunca são de mais. Para onde eu for, eles vão junto”.

Casada com o afiador de alicates, ‘Tom’, e mãe do Pablo, 12 anos, e da Agatha, 4 anos, Tracy aproveita a posição de destaque e, emocionada, faz um agradecimento aos patrões que deram a primeira oportunidade e aos pais, que a ajudaram cuidando das crianças nos momentos em que mais precisava. Felizmente, hoje a depiladora é uma profissional realizada.

Serviço:

O salão Morena Mulher fica localizado na Rua Antônio Maria Coelho, nº 1.999.

Tracy realiza os serviços de depiladora masculina e feminina (cera e fio), design de sobrancelhas, banho de lua e extensão de cílios.

Telefone para contato: 3047-3700

Para mais informações, siga o Instagram @tracymacedodepil