Primeiro foi o 'selfie' e em seguida o 'aftersex', mas a internet, como todos sabem, está sempre em transformação. A brincadeira da vez é o trocadilho 'shelfie', onde o internauta expões as estantes e prateleiras de sua casa em postagens no aplicativo Instagram.
A graça, segundo os adeptos, é compartilhar algo que antes era necessário visitar a casa de alguém para descobrir o que havia em estantes de quartos ou de salas, o que hoje é possível com apenas alguns cliques. E vale de tudo: filmes, cds, objetos pessoais e principalmente livros.
No total são mais de 47 mil postagens feitas por internautas com a legenda #shelfie no app. Pode se dizer que a palavra é um neologismo formado por shelf (prateleira em inglês) e pelo sufixo ie, que já conhecido nas redes sociais por causa da selfie.
(Foto: Reprodução/Instagram)
Depois de descobrir que vários usuários estavam postando fotos de suas prateleiras e estantes, o empresário Alexandre Cunha, de 26 anos, decidiu “entrar na onda”. “Vi as fotos de uns amigos no Instagram, achei legal e resolvi fotografar minha prateleira também”, comenta.
E as formas de postar são as mais variadas, é só dar uma busca bem rápida com a hashtag e perceber que enquanto alguns dão zoom para fotografar bem próximo dos objetos, outros publicam imagens mais afastadas para valorizar a decoração da estante.
(Foto: Reprodução/Instagram)
De acordo com a universitária Eduarda Borges, de 19 anos, as fotos representam seu estilo de vida. “Eu gosto de decorar meu quarto, deixar tudo bem arrumado e organizado. Faço isso quase todo dia, então tiro uma foto e posto. Digamos que ganho curtidas por causa do meu bom gosto”, brinca.
#SELFIE E #AFTERSEX
Primeiro foram as selfies, autorretratos tirados por câmeras digitais de mão ou smartphones, que ficaram tão populares ao ponto da palavra entrar para do dicionário Oxford English Dictionary no ano de 2013 e invadir o Instagram, o Facebook e Twitter. Quem não lembra da selfie do Oscar 2014?
(Foto: Reprodução/Instagram)
Em seguida teve a febre das #aftersex, que também ficou popular no app de compartilhamento de fotos. Desta vez, a hashtag mostra imagens feitas por casais após fazerem sexo, mas por conta da política do Instagram, não mostra nudez, apenas a dupla sorrindo na cama depois do ato.