Como é quase certeza que infância de nerd praticamente não passa quando se trata de games, é perda de tempo pedir para que eles se desfaçam de jogos adquiridos mesmo há mais de uma década. Sabendo da estreita relação emocional com cada um dos itens da coleção, um grupo de colegas resolveu dar uma alternativa menos desconsoladora para desapegar.
Renovar sem se desfazer ou, necessariamente, trocar o velho pelo novo. Esta é basicamente a ideia do evento Troca de Games, que será realizado em agosto, na Capital. Inspirado na já tradicional Troca-troca de Livros, que realizou a quinta edição em abril, a ideia do evento não poderia surgir de outra forma que não durante uma boa partida de videogame.
Inteirados, para não dizer viciados, no assunto, o gastrônomo Bruno Girelli e um amigo, que prepara um site de games para ser lançado em 2015, deram o start. "Em uma conversa com o Lucas “Bomber” Lourenço, enquanto jogávamos Metal Slug para PS2, começamos a listar os jogos que não jogávamos mais e então surgiu a ideia", relembra Bruno.
O gastrônomo começou a adquirir os primeiros jogos muito cedo, desde a época de Atari 2600, nos anos 80. A coleção que cultivou, juntamente com o irmão, Hugo Girelli, promete opções que valem a pena ser adquiridas. "Estamos atualmente com 18 consoles e mais de mil games", revela.
Para quem não quer correr o risco de não achar nada a altura do que tem, alguns jogos que vão podem aparecer por lá estão sendo postados na página do evento, no Facebook. Cartuchos de Nintendo 64 e Super Nintendo, e alguns consoles já foram colocados a disposição para troca.
Evento está sendo organizado pelo Facebook. (Imagem: reprodução)
"Acredito que devam aparecer mais jogos das gerações atuais, como XBOX360, PS3, XBOX ONE e PS4. Não sei se um colecionador de gerações anteriores, como SNES, MASTER, MEGA, ATARI teria coragem de desapegar de seus cartuchos, mas tudo pode acontecer no dia", explica Girelli.
Participar da iniciativa exige bem menos do que uma partida de game. Não há especificações para as trocas, vai do bom senso de cada jogador. As regras, os participantes fazem entre si. Porém, no dia, os negócios não poderão envolver dinheiro.
Apesar de ainda estar na primeira edição, o evento pretende se tornar regra no calendário dos fãs de game em Campo Grande. O evento está marcado para ocorrer no dia 2 de agosto (domingo), na Praça do Rádio Clube, na avenida Afonso Pena, das 15h às 18h.