Do Rio de Janeiro, onde nasceu, ao outro lado do continente, na Inglaterra. O artista plástico e fotógrafo anglo-brasileiro, Stefan Grol, andou bastante, mas escolheu o Pantanal para viver e retratar na exposição intitulada “Silhuetas do Pantanal”, inaugurada nesta terça-feira (11). As obras reproduzem em tinta acrílica a paisagem marcante e, ao mesmo tempo, inconfundível do amanhecer e entardecer da Nhecolândia.
Passando grande parte da vida morando em Surrey na Inglaterra, o artista fixou residência em Campo Grande, há dois anos. Quando visitou o Pantanal pela primeira vez, há cerca de vinte anos, ficou empolgado com sua incrível diversidade de paisagens. Foi uma viagem curta, mas suficiente para escolher um novo lugar no mapa. Em 2009, teve a oportunidade de trabalhar em uma pequena pousada de ecoturismo localizada na beira do Rio Negro e desta vivencia nasceu a inspiração para pintar o Pantanal.
(Imagem: reprodução)
“O Pantanal é um lugar mágico, cheio de vida, e graças à suas paisagens abertas é possível avistar vários animais. Acredito que algumas das minhas lembranças mais marcantes foram quando o Pantanal fica envolto de segredos, revelando-se em silhuetas. Espero que estas pinturas despertem a curiosidade destes momentos secretos e particulares, e que ainda, provoque no público a mesma admiração que tenho todas as vezes que visito este mundo encantado", comenta o artista.
(Imagem: reprodução)
Stefan Grol nasceu no Rio de Janeiro, e logo se mudou com sua família para Inglaterra em 1978, retornando ao Brasil em 2009 para região do Pantanal e se mudou para Campo Grande no início de 2014. Cursou “Master of Arts” em Estudos Franceses e Empresariais na Universidade de Edimburgo (Escócia), expôs pinturas acrílicas no “The Society of Wildlife Artists” – Uma exposição anual realizada nas galerias Mall (Londres). Inspirado na visita que fez à selva de Bornéu, na Malásia, produziu uma pintura que foi vendida para o banco Standard Chartered, e hoje a obra se encontra na entrada principal do escritório central em Nova York.
Criou as imagens da coleção de verão dos chocolates “Plaisir du chocolate” em Edimburgo, cursou pós-graduação em Educação na Universidade de Kingston (Inglaterra), trabalhou como professor nas séries primárias na escola Pyrford Church of England Primary School, onde ensinou todas as disciplinas, incluindo artes.
Desde 2005 possui obras numa galeria de arte on-line especializada em arte de natureza – www.thelandgallery.com – e disponibiliza suas obras no site particular: www.stefangrol.com .
Produziu em 2014 o livro “Segredos do Pantanal” com fotografias feitas na Pousada Embíara, em parceria com Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e atualmente é guia de turismo em várias pousadas no Pantanal Sul.
A exposição será inaugurada hoje, às 19 horas, na Galeria Wega Nery do Centro Cultural José Octávio Guizzo.