“Quase sem moradas”. É como a estudante de direito, Thaynara Rocha Lima, 23 anos, divaga sobre os destinos das palavras em um dos seus poemas. Escrevendo desde os 13 anos de idade, ela resolveu dar um lar além do papel para seus poemas. Garrafas usadas de bebidas passaram a servir de suporte para os sentimentos traduzidos em poesia.
Foto: Geovanni Gomes
Apesar da recente, a campanha para o que se tornou um novo artigo de decoração já tem até lema. “Beba poesia. Fique poetizado”.Tendo a natureza como uma de suas principais inspirações, a idéia surgiu durante um almoço de família em que se questionou sobre o destino das garrafas de cerveja. “Prezo pela natureza e acho que esta é uma forma de contribuir”. A preferência é pela utilização de garrafas não-retornáveis e de bebidas importadas, cuja destinação final é mais incerta. De acordo com a Unicef, a estimativa de decomposição do vidro é de 4 mil anos.
Os primeiros rascunhos de versos que hoje compõem as garrafas começaram inspirados em Cecília Meireles. “Lia o Romanceiro da Inconfidência quando tive meu primeiro contato com a poesia”, conta a estudante. Vinícius de Moraes, Arthur Rimbaud e Manuel de Barros, foram outros autores que entraram para lista de preferidos com os passar dos anos.
Mesmo nos primeiros versos, Thaynara não tinha vergonha de seus poemas. Compartilhou primeiro com sua gêmea e depois com amigos por meio do blog Recanto das Letras. Posteriormente, a poesia foi parar em varais de estabelecimentos culturais, página de Facebook e agora ganha ares de seriedade em publicações formais. “Já publiquei em algumas antologias e agora preparo meu próprio livro”, conta.
Foto: Geovanni Gomes
Além dos poemas, as garrafas ganharam ornamentos em lã e folhas de jornais e revistas, outros materiais reaproveitados. Algumas ainda carregam de brinde uma rosa de pano. Os preços variam de R$ 10 a R$ 30 e as encomendas podem ser feitas pela página Toda Poesia, no Facebook. Thaynara afirma que as garrafas se tornaram uma maneira criativa e simpática de divulgar seu trabalho. Além de possuir potencial de venda, já que agrada aos fãs de poesia e de sustentabilidade. “É um misto de divagação com reciclagem”.