A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Algo mais

28/08/2016 18:01

A+ A-

Ex-participante de reality show, arquiteta Brunete Fraccaroli dispensa rótulo de ‘Barbie rica’

Em Campo Grande para a mostra Casa Cor, ela dá dicas de arquitetura e fala sobre sua experiência com o programa

Elegante e sorridente, a arquiteta Brunete Fraccaroli entra na sala para a entrevista pedindo ‘mil desculpas’ por ter remarcado o horário, pois teve de resolver negócios de última hora com um cliente em Londres. A bem sucedida profissional é conhecida mundialmente por utilizar muitas cores em seus projetos premiados, mas ganhou os olhos do grande público após ter participado do reality show ‘Mulheres Ricas’, na Band.

Brunete passou a ser conhecida como a ‘Barbie’ do programa, mas coleciona funções (e Barbies!) e prefere ser reconhecida por elas. Ela mantém seu escritório, cuida pessoalmente dos projetos e obras de seus clientes, administra a Fraccaroli, fábrica de essências e aromas herdada de seu bisavô, e cuida de sua família. Nos momentos de lazer adora dançar, cozinhar, viajar, mergulhar, jogar golfe e namorar.

Em Campo Grande como convidada da mostra Casa Cor 2016, ela conta que visitou a cidade pela primeira vez com 13 anos, porque sua mãe queria que ela se casasse com um primo 20 anos mais velho, em Corumbá. O casamento não aconteceu, mas ela conheceu um pouco da região, que passou um bom tempo sem retornar.

Contudo, pouco conseguiu ver das mudanças e da arquitetura da cidade, já que não teve tempo de passear pelas ruas, mas questiona as ‘características’ de uma das áreas mais turísticas da cidade. “O Ruy [Ohtake] me falou pra eu conhecer o Aquário (do Pantanal) projeto assinado por ele, mas tá tudo fechado, uma pena! Mas eu amei aquela parte lá do parque (das Nações Indígenas), achei um ganho enorme, um legado. Mas é estranho que só haja apenas um prédio em frente, pode isso? Não entendi”.

Image and video hosting by TinyPic

Foto: André de Abreu

Com os anos de experiência, ela defende a arquitetura como um meio para proporcionar qualidade de vida, acima de estilos ou eventuais ‘caprichos’ de profissionais ao seguir determinado estilo de trabalho. Ao contrário do que possam pensar, Brunete não defende ostentação e garante que dá sim para fazer um bom projeto com ideias simples e mais baratas.

“A minha primeira dica é utilizar bem os espaços, não acumular, deixando o lugar mais amplo e gostoso. Você tem que conhecer o espaço, as medidas, a partir daí fazer o básico. Dá também pra conseguir ótimos móveis de design que tiveram os projetos reproduzidos mais baratos, nunca vai deixar de ser um clássico e valoriza o ambiente”, explica.

Desviando de rótulos

O programa ‘Mulheres Ricas’ estreou em 2012, com participação de Brunete, Débora Rodrigues, Val Marchiori, Lydia Sayeg e Narciza Tamborindeguy, foi um sucesso em Ibope e nas redes sociais, ocupando seis dos 10 trending topics brasileiros do Twitter durante a exibição.

A arquiteta admite que quando viu o nome do programa, pensou em não aceitar, mas foi convencida por poder mostrar sua rotina real e, consequentemente, que sua vida não era superficial e só de glamour. “Eu sou aquilo mesmo, divertida, autêntica, me deram bastante liberdade também. De repente virei uma celebridade, tudo mudou, tive medo de chamar atenção até para sequestradores, mas não vivo como rica!”, relata.

Image and video hosting by TinyPic

Foto: Divulgação/Band

Desde então, Brunete passou a ter milhares de fãs e conta que faz mais sucesso entre as crianças. “Elas me perguntam se eu sou a Barbie de verdade (risos)! Entre o público gay também sou muito querida, eu adoro”, diz. Apesar disso, ela passou um tempo ponderando se tinha valido a pena a experiência.

“Foi bem maior do que eu pensei que seria, mas acredito que passei uma imagem boa. No começo, falavam muito mal das ‘mulheres loucas’, aí comecei a questionar se isso prejudicava minha história, meus 35 anos de trabalho duro”, diz Brunete.

O programa, de fato, teve repercussão negativa em jornais estrangeiros como Daily Mail e The Guardian, por representar um deboche das desigualdades sociais do Brasil, além de simbolizar o momento de crescimento econômico pelo qual o país passava – e passa. O programa repercutiu negativamente também no Observatório da Imprensa, que o considerou uma afronta aos pobres brasileiros.

“Fiquei muito chocada com o tamanho de tudo, me fez questionar os valores que a televisão te coloca em dois minutos. Mas eu não sou isso, não sou uma mulher rica. Sou uma arquiteta”, finaliza Brunete. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024