A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Algo mais

16/11/2019 08:31

A+ A-

Festival transforma Corumbá na capital cultural da América do Sul

Cultura, arte, música, teatro, cinema, artes plásticas, literatura, artesanato, palestras, tudo em um mesmo local

Oficialmente, Corumbá é nesse fim de semana a Capital da América do Sul. Tudo isso é por conta da realização do Festival América do Sul Pantanal (FASP), que entra em 2019, na sua 15ª edição, proporcionando, cultura, arte, música, teatro, cinema, artes plásticas, literatura, artesanato, palestras e oficinas até amanhã.

Na primeira noite teve desfile de escola de samba, transformando rua em sambódromo, artesanato e gastronomia de países como Argentina, Paraguai, Peru e Bolívia, apresentação teatral e a música de Zezé di Camargo e Luciano. 

Segundo informações do site Diário Corumbaense, no palco Integração, na Praça Generoso Ponce, cada um dos homenageados foi lembrado pela contribuição à cultura de Mato Grosso do Sul: o escritor corumbaense, Hélio Serejo (in memoriam); o cantor e compositor Paulo Simões – autor (junto com Geraldo Roca) de uma das canções mais emblemáticas do Estado: “Trem do Pantanal”; o artista plástico Edson Castro, um dos expoentes das artes de Mato Grosso do Sul, atualmente radicado em Paris; a mãe de santo de Corumbá, Cacilda Gonçalves de Paula (falecida em 2000) e o coreógrafo, bailarino e gestor público, Joílson Silva da Cruz, que atualmente comanda a Fundação de Cultura de Corumbá. 

O prefeito Marcelo Iunes, destacou a importância do festival no cenário econômico do município. A estimativa é que o Festival movimente entre R$ 12 milhões e R$ 15 milhões em quatro dias de evento, com ocupação de hotéis e vendas em comércio, bares, e restaurantes, entre outros. 
“Eventos como esse reforçam a economia local. Os hotéis estão cheios. O comércio fica movimentado e o melhor, muitas famílias conseguem de forma direta e indireta ter uma renda extra, conquistada nesses quatro dias de evento em nossa cidade. E olha que temos ainda o Fegasa e o Pantanal Extremo, transformando Corumbá na capital da cultura, do esporte e da gastronomia”, falou Iunes ressaltando a  parceria entre Estado e Município na realização desses eventos.

O governador Reinaldo Azambuja, em seu discurso, agradeceu o setor privado que não mediu esforços para somar com a equipe organizadora do FASP. 

“Agradeço de forma especial aos patrocinadores, pois sem a ajuda deles não seria possível. Decidimos desde 2015 manter os festivais no Estado, uma persistência nossa, mesmo com a situação financeira que assola não só os estados, como todo o país. Sabemos que muitos estados paralisaram os festivais existentes, mas decidimos não só continuar, como também aprimorar e melhorar a cada ano. Temos aqui uma diversidade de cultura e ficamos muito orgulhosos de estarmos propiciando toda essa manifestação cultural em Corumbá e Ladário”, falou o governador.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024