O filme "Construindo a Quarta Parede", escrito e dirigido por Bruno Augusto, está disponível gratuitamente na plataforma Itaú Cultural Play até o dia 31 de março. Produzido em Dourados, que fica a 221 quilômetros de Campo Grande, e contemplado pela Lei Paulo Gustavo, o curta teve sua estreia em 2024, na 9ª Mostra Audiovisual de Dourados.
Em 2025, foi selecionado pelo Festival Visões Periféricas, tornando-se o único filme do Mato Grosso do Sul e de toda a região Centro-Oeste entre os 10 escolhidos para exibição na plataforma do Itaú Cultural Play.
Com uma abordagem sensível e reflexiva, o curta-metragem explora as complexidades das relações humanas e da representação artística, oferecendo uma narrativa instigante e contemporânea. A seleção do filme para o Festival Visões Periféricas destaca a sua importância e relevância no cenário do cinema independente brasileiro.
Sinopse:
"Construindo a Quarta Parede" mergulha na fascinante trajetória de Celso Marques, um pedreiro e cineasta autodidata de Dourados, Mato Grosso do Sul. O filme narra, com um toque pessoal e franco, a vida multifacetada de Celso, destacando suas realizações, controvérsias e sua habilidade única de transformar amigos, familiares e vizinhos em coadjuvantes das suas produções.
Usando sua própria mão de obra, Celso continua seu esforço para erguer e sustentar suas paredes de convicções, compostas por sólidos blocos de ideias criativas, ligadas por uma massa de concreto formada por um conteúdo intensamente abstrato. O documentário é uma celebração da criatividade, resiliência e empreendedorismo de um homem cuja paixão pelo cinema transcende barreiras.
O Itaú Cultural Play, uma plataforma gratuita de filmes nacionais, oferece ao público a oportunidade de acessar uma curadoria especial da produção audiovisual do Brasil. Para assistir ao filme, basta realizar um cadastro simples no site www.itauculturalplay.com.br.
Sobre o diretor:
Produtor de Conteúdo Audiovisual, Designer Gráfico e Cineasta. Tem graduação em Sistemas de Informação e de Mestrado em Sociologia pela UFGD.
Atualmente ocupa o cargo de Assessor de Comunicação Social e relações Públicas na UFGD. Atua na área do audiovisual desde 2013, quando criou a Mostra Audiovisual de Dourados e participou de projetos de formação em escolas públicas como o projeto Filma Aê MS em 2017, projeto OfiCine.doc em 2022 e a Mostra Chão batido em 2023. Também é responsável pela operação de vídeo no show do grupo de rap indígena Bro´s MC.
No Cinema integrou a equipe do Curta-metragem “Voante” em 2021, realizando edição e montagem do filme e também dirigiu o documentário “Cena Viva - Trajetórias e Transformações” em 2024.
Serviço:
O filme Construindo a Quarta Parede está disponível gratuitamente na plataforma Itaú Cultural Play até o dia 31 de março.
Para assistir, basta acessar o site www.itauculturalplay.com.br e realizar um cadastro simples. A plataforma oferece acesso gratuito a uma curadoria de produções audiovisuais brasileiras.
Para acompanhar mais sobre o filme e o trabalho do diretor Bruno Augusto, é possível seguir o Instagram do filme, @construindo4parede, e o perfil do diretor, @brunoosilva.