A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Algo mais

25/09/2015 08:37

A+ A-

Inclusão de pessoas especiais: o que falta no mercado é 'acessibilidade humana'

Na semana do Dia da Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência, idealizado pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), quem trabalha diretamente com a inclusão de pessoas especiais acredita que ainda há preconceito e falta "acessibilidade humana" entre os companheiros de trabalho.

Para entender, no dia 25 de setembro é comemorado oficialmente o "Dia D" da inclusão de pessoas com deficiências, físicas e intelectuais, no mercado de trabalho. A Pestallozzi de Campo Grande trabalha com  a capacitação, inclusão e acompanhamento de pessoas especiais no mercado, mas todas as campanhas não estão sendo suficientes para desmistificar o assunto nas grandes empresas.  

“É importante falarmos em relacionamento, pois muitas empresas estão apenas preocupada em cumprir a lei de cotas para pessoas especiais, mas não preparam os outros funcionários para receber a pessoa especial. O que adianta um empresa dentro da lei de cotas que não é acolhedora? Muitas vezes só pensam em condições de acessibilidade motora, de ir e vir, não a acessibilidade humana, a inclusão", explica o coordenador do Programa de Formação de Trabalho da Pestalozzi, Marcelo Brito dos Santos.

Com 48 empresas parceiras e 92 jovens empregados, a instituição vê que os resultados de anos de trabalho estão aparecendo, mas não de uma hora para a outra. "Conseguimos tirar, com os cursos de capacitação e acompanhamento, a pessoa especial dos serviços braçais e trazer para a área adimistrativa, de telefonista ou atendente", explica a psicopedagoga Janeta dos Santos.

Janeta diz ainda que o acompanhamento desses jovens precisa ser constante para manter a igualdade. "Nós encaminhamos para o mercado de trabalho os adolescentes de 16 anos, como menor aprendiz, aí a contratação é depois dos 18. Nós sempre reunimos os alunos e as empresas uma vez por mês para fazer o acompanhamento, saber como está o desenvolvimento. Lutamos também para que o emprego seja como os outros, com carteira assinada, o mesmo salário, igual para todos".

Apesar de todos esses cuidados e acompanhamentos, os resultados não vem de forma rápida. "Vemos que eles conquistam a independência dos pais ou da família. Muitos entraram aqui completamente dependente de outras pessoas e, após ser encaminhado para um emprego, até se casou", conclui Janeta.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias