Reeducandos da Penitenciária Estadual de Dourados (PED) participaram de uma iniciativa de reintegração social ao reformar bicicletas apreendidas para crianças e adolescentes do projeto social “Bombeiros do Amanhã”.
A ação, que busca proporcionar mobilidade para os jovens do programa, foi realizada em parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBM-MS) e a Polícia Civil.
A reforma de 14 bicicletas apreendidas pela polícia foi feita por dois internos da PED, que realizaram serviços como solda, pintura, montagem e adesivagem.
As bicicletas foram entregues em dezembro aos jovens do programa, com o objetivo de garantir que possam se locomover às escolas e às atividades educativas, estimulando a educação e reduzindo as faltas.
O programa “Bombeiros do Amanhã”, focado em crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, tem como objetivo desenvolver disciplina, sensibilidade e habilidades, preparando os jovens para uma vida cidadã.
Com as bicicletas reformadas, o projeto também busca garantir que os participantes tenham mais facilidade para acessar as atividades educativas e reduzir as ausências nas aulas.
O diretor da PED, Rangel Schveiger, destacou a importância da ação para a reintegração dos internos e para a formação dos jovens. “Ao unir a reabilitação dos internos à formação dos jovens, o projeto transforma vidas e promove mudanças significativas. A solidariedade e a educação são ferramentas poderosas de transformação”, afirmou.
Schveiger também ressaltou os benefícios da utilização da mão de obra prisional na reforma das bicicletas. “Oferece aos internos a chance de adquirir habilidades práticas e desenvolver um senso de propósito, além de fomentar um sentimento de contribuição positiva para a sociedade, essencial para sua reabilitação”, explicou.