quarta, 23 de abril de 2025

Busca

quarta, 23 de abril de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Algo mais

há 1 semana

Com jornada inspiradora, Jota Abussafi celebra 13 anos do programa 'Jota & Amigos' (vídeo)

De lavador de louça a apresentador de sucesso, Jota compartilha sua trajetória de vida marcada por desafios e vitórias, além da sua paixão pela comunicação

João Geraldo Abussafi de Lima, mais conhecido como Jota Abussafi, está em clima de comemoração. Ele celebra 13 anos de sucesso do programa Jota & Amigos, transmitido pelo SBT MS. A atração, no formato de revista eletrônica, traz entrevistas, viagens e reportagens especiais sobre saúde, tecnologia, desenvolvimento e histórias inspiradoras de personagens vibrantes da sociedade sul-mato-grossense e do Brasil.

Jota tem uma trajetória de vida marcada por inúmeras superações, muitas delas com histórias emocionantes e impactantes. Ele já visitou 66 países, com aventuras recentes no Oriente Médio, incluindo Emirados Árabes Unidos, Dubai, Bahrein, Abu Dhabi e Catar — locais que considera fascinantes. 

Durante essas viagens, Jota acumulou experiências inesquecíveis, como sua paixão por Dubai e pela Guatemala, um país que o encantou na América Central. Para ele, cada destino tem uma história única, e ele leva um pedacinho de cada lugar em seu coração, conforme contou à equipe do Algo Mais, do TopMídiaNews.

A carreira de Jota na televisão começou antes do Jota & Amigos, com um programa chamado Viajar é Com Jota, transmitido pela Record News, onde teve a oportunidade de explorar mais de 20 países. 

Ao completar 50 anos, ele decidiu mudar de vida, deixando os Estados Unidos - onde viveu por 25 anos, começando sua jornada como lavador de louça, motorista de celebridades e até sendo retratado na novela América, da TV Globo - para retornar ao Brasil e investir na comunicação. Como ele mesmo diz: “Você quer ser feliz ou ter razão? Eu escolhi ser feliz.”

Sonho americano

Jota saiu do Brasil após passar um ano desempregado, à época do governo Collor, quando tinha entre 21 e 22 anos, e foi para os Estados Unidos, apenas com a cara e a coragem. Chegou ao país sem saber uma palavra em inglês e com apenas U$ 450. "Dormi na rua, cortei grama, lavei louça e desentupi vaso sanitário, foi pauleira. Aí arranjei o emprego e fui indo", conta, relembrando o período 

Mais tarde, conseguiu um emprego como motorista de celebridades, uma experiência que descreve como mágica: "Foi sensacional, né? Foi o momento mágico da minha vida. E esse povo vive no mesmo núcleo, então, um indica para o outro, outro indica para outro... E, às vezes, eles chegavam juntos e um ficava com ciúme, porque achava que eu estava atendendo o outro. Eu comecei com um carro e terminei com 37", relembra. 

A lista de celebridades que atendeu é extensa. Jota lembra de vários nomes famosos: Fausto Silva, Glória Perez, Cláudia Raya, Edson Celulari, Faustão, Muricy Ramalho, Rogério Ceni, Débora Secco, Roberto Carlos, Antônio Carlos Magalhães e muitos outros. 

Quando perguntado qual deles o marcou mais, Abussafi é enfático e direto: "Fausto Silva. A melhor pessoa do mundo, depois dos meus pais, é o Faustão. O coração dele é maior que a altura dele. Me ajudou muito, me impulsionou muito.”

Quatro meses e onze dias em coma. Seis meses no hospital

Apesar da magia do trabalho de motorista, bateu a saudade de casa e o apresentador retornou para o Brasil. No entanto, quando acreditava estar nos trilhos, a vida teve uma reviravolta ainda mais dramática. Jota sofreu um grave AVC, que resultou em dois derrames cerebrais, três paradas cardíacas e até a quase perda da língua.

O processo de recuperação foi longo. "Fiquei 4 meses e 11 dias em coma. Seis meses no hospital. Foi forte", relembra ele. Porém, hoje, pouco mais de um ano depois, Jota está recuperado e retomou a rotina. Com um sorriso no rosto, ele afirma que não ficou com sequelas, além de um pouco de dor nas pernas e certa dificuldade para caminhar. "Foi um milagre, não era minha hora", reflete com gratidão, ao recordar como quase perdeu a vida naquele episódio.

E essa é uma característica muito marcante de Jota: a gratidão. Além disso, também a humildade, a alegria, a fala muito bem articulada e o carisma - que salta aos olhos e é impossível de ser negado ou ignorado. 

Coração campo-grandense

No Brasil, Jota se estabeleceu em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, onde, além da carreira como apresentador, se tornou embaixador do turismo do estado, divulgando as belezas de Bonito e outras regiões para o Brasil e o mundo. 

Com o programa Jota & Amigos, Jota consolidou seu nome na televisão local, tornando-se um verdadeiro fenômeno de audiência. Ele revela que a ideia do programa surgiu após se decidir por voltar ao Brasil: “Comecei com Amaury Jr., depois fui contratado pela Record News, e quando fiz 50 anos, fui fazer a barba, estava tudo branco aqui (conta, apontando para o queixo e para a lateral do rosto). Falei: ‘Cara, você quer ser feliz ou ter razão? Ter razão, ficamos nos Estados Unidos; ser feliz, vem pro Brasil. Aguento essa 'zona' toda, 'politicaiada', buraco na rua, mas eu sou muito mais feliz aqui'. Aí, decidi ficar por aqui e fiz o projeto do programa, que foi muito bem recebido pelo SBT MS. Ele já tem 13 anos e tem sido uma jornada maravilhosa”. 

A cada episódio, Jota segue compartilhando sua história de vida e suas experiências de viagens, encantando o público com seu carisma, autenticidade e visão de mundo. Ele é, sem dúvida, um exemplo de reinvenção. A celebração de seus 13 anos no ar é uma homenagem à sua trajetória inspiradora, marcada por superações extraordinárias, que o tornam também um exemplo de como a persistência e a paixão pela comunicação podem transformar vidas e levar pessoas para lugares muito além daqueles um dia sonhados. 

Vida longa ao Jota & Amigos!

 
 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
SOLURB ABRIL 2025