A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Algo mais

15/03/2022 14:34

A+ A-

Livro registra história da Rua 14 de Julho, corredor econômico de Campo Grande

Projeto começou com trabalho de doutorado; sabia que a rua já teve outros nomes?

Campo Grande pode não ter nascido na Rua 14 de Julho, mas o local ganhou o status de 'célula-mãe' da cidade, abrigando o coração do comércio na região central. É para contar a história desse lugar tão especial que os autores Magali Luzio, Maria Augusta de Castilho e Waldir Leonel estão lançando o livro “Rua 14 de Julho de Campo Grande – MS”, com evento programado para esta quinta-feira (17), às 19h30, na Galeria de Vidro.

O projeto começou como trabalho de doutorado de Magali, com orientação da professora Maria Augusta, no programa de Desenvolvimento Local da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), mas acabou se expandindo. “Como a 14, nesse período de pesquisa, ia passar por um processo de revitalização, a professora Maria Augusta sugeriu que eu abordasse toda a história da via e como ia ficar, pois seria bem-vindo um novo olhar”, explica Magali.

A Rua 14 surgiu no início do desenvolvimento da cidade, em 1914, ainda como um beco. Depois se consolidou como importante corredor econômico, especialmente após a vinda da Estrada Noroeste do Brasil. Uma curiosidade registrada no livro é que ela já teve seu nome alterado para Rua Aníbal de Toledo e, posteriormente, para Rua João Pessoa, e só voltou ao seu título original em 1945. O nome, aliás, é uma homenagem à Revolução Francesa, em especial à queda da Bastilha, dado que está presente no decreto municipal que oficializou sua criação.

“É uma rua comercial, mas que recebe também muitos turistas. Quase todo mundo que vem a Campo Grande passa pela 14”, afirma Maria Augusta.

O livro acompanhou o processo de revitalização e destaca o que ela trouxe de positivo para a via e também os desafios. “Essa revitalização fez surgir muitos detalhes da arquitetura da década de 1940 que antes passavam despercebidos”, detalha a professora.

“Vejo que as pessoas têm uma história afetiva com a rua, mesmo depois da revitalização. Tanto a população dos bairros quanto do interior do Estado querem conhecer a nova Rua 14 de Julho, mas ela não perdeu sua essência, pois os vestígios do passado ainda estão ali, e agora com maior destaque”, completa Leonel.

Serviço: O livro “Rua 14 de Julho de Campo Grande – MS”, de autoria de Magali Luzio, Maria Augusta de Castilho e Waldir Leonel, publicado pela Life Editora, será lançado nesta quinta-feira, dia 17 de março, às 19h30, na Galeria de Vidro da Esplanada Ferroviária, na Avenida Calógeras nº 3.015, esquina com a Avenida Mato Grosso.

(Foto: Raquel de Souza/Editora Life)

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias