Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024
Algo mais

MS conquista status de área livre da febre aftosa sem vacinação

Medida passa a valer a partir de 2023

30 abril 2022 - 16h50Por Antonio Bispo

O Governo de Mato Grosso do Sul anunciou neste sábado (30), que o Estado passará a ter status de área livre da febre aftosa, sem vacinação, após a conclusão da última etapa para obter o título pelo Ministério da Agricultura, em novembro desse ano. 

Assim, o status passa a valer a partir do próximo ano. Conforme o último levantamento do PNEFA (Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa) e do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a campanha neste ano é a última antes da certificação das autoridades sanitárias nacionais e internacionais. 

O secretário nacional de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, destacou que Mato Grosso do Sul deixa de ser área livre de febre aftosa com vacinação, graças ao trabalho realizado pelo Governo e produtores rurais. 

“Mato Grosso do Sul fez um grande investimento, seguindo as metas do Ministério da Agricultura, e agora está autorizado a vacinar pela última vez em novembro e a partir do ano que vem, pelo reconhecimento nacional, estão livres da febre aftosa sem vacinação, e isso vai abrir novos mercados e reduzir custos para os pecuaristas”, pontuou.

Para o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), o resultado vem dos investimentos em infraestrutura, tecnologia, capacitação de servidores e ações sanitárias eficientes e rígidas. 

“Isso aumenta muito a competitividade dos nossos produtos da agropecuária, vai trazer um novo perfil da agropecuária de Mato Grosso do Sul, nossos produtos serão mais valorizados lá fora, aquilo que é produzido aqui terá um valor agregado e toda a sociedade ganha com isso”, afirmou.

Dessa forma, MS passará a integrar o bloco IV no Plano Estratégico 2017-2016, do PNEFA, que prevê a retirada total da vacinação no país até o próximo ano. Estados como Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Sergipe, não atingiram os indicadores necessários e deverão manter a vacinação nos rebanhos. 

De acordo com os dados apresentados pelo Mapa, Mato Grosso do Sul atingiu a pontuação 3,3 no Quali SV, a segunda melhor dentre os estados do Bloco IV do PNEFA e se credenciou para a retirada da vacinação contra a febre aftosa.