A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Algo mais

09/05/2019 17:00

A+ A-

Na escolinha, crianças aprendem a respeitar a natureza em jardim colorido e sustentável

Com pneus e latinhas que iriam para o lixo, projeto mostra aos pequenos o valor do cuidado

A hora de mexer com plantas se tornou a favorita das crianças da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Lúcia Ângelo de Castro Costa, no bairro Monte Castelo, em Campo Grande. Há dois anos, são deles as pequenas mãos que cuidam de um jardim com frutas, hortaliças e flores ali.

A iniciativa ‘Emei com Vida e Sustentável’ é da professora Odete Aparecida Pereira de Morais, e tem o objetivo de fazer com que as crianças compreendam o meio ambiente com responsabilidade, mas também diversão. Utilizando latinhas de leite, pneus e outros itens que iriam para o lixo, são improvisados elementos para receber terra, sementes e mudas.

“Desde colocar o substrato a regar, tudo é feito pelas crianças com a nossa ajuda e elas adoram, temos pitangueiras, goiabeiras, mamão. A ideia envolve toda a comunidade, alunos, pais e responsáveis, pessoas do bairro, que podem receber os alimentos quando colhidos”, explica.

São cerca de 200 crianças na escolinha, desde o berçário, de cinco meses a dois anos, até o grupo três, até cinco anos. A professora conta que ver o resultado de tanto cuidado tem transformado o comportamento deles em diversos aspectos.

“É interessante ver que eles estão mais atentos, preocupados. Dia desses recolheram flores que encontraram no chão, voltaram para a sala e fizeram trabalho de colagem. Aprendem com isso biologia, artes, e como dar valor à natureza”, conta.

O projeto conta com apoio da Associação de Pais e Mestres e, em breve, passará a contar com uma parceria com o curso de Agronomia da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), com doações e assessoria de plantio.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias