A cena que foi ao ar no sábado (16), na novela Pantanal, exibida em horário nobre pela rede globo, no qual mostra que Joventino, filho de José Leôncio, é vegano, dividiu opiniões do público campo-grandense.
Na novela original, Joventino comia carne de animal normalmente. Entretanto, na adaptação exibida atualmente, o filho fazendeiro que cresceu no Rio de Janeiro, longe das fazendas, se apresentando como vegano.
No diálogo, o rapaz diz não comer carne desde criança por conta de algum princípios como o "maus-tratos aos animais", o que deixou o pai frustrado.
Na redes sociais, milhares de internautas comentaram sobre a cena, que dividiu opiniões entre os telespectadores.
Para a jornalista, Maria Amarilha, a inserção do assunto foi interessante, porém mal abordado, quando deveria de fato ter sido melhor explicado a opção do personagem se tornar vegano.
"Na cena onde ele confronta o pai, nada do que ele falou realmente faz sentido. Como é uma novela de muita audiência, acredito que seria uma oportunidade ótima para dar visibilidade para a causa vegana e vegetariana, explicando de verdade quais bandeiras essas pessoas defendem. Da maneira como aconteceu, ficou parecendo que ele é só um menino mimado sem real embasamento para suas escolhas", explicou.
Já para o estudante Gustavo Cavalcanti, a inovação da trama foi "desnecessária e sem noção".
"Querer abordar o tema dessa maneira foi um tanto 'bobo'. Porque se pegar o contexto, não só ele, como toda a família da mãe do personagem, foram sustentados toda a vida com dinheiro da pecuária. Os autores erraram por querer 'militar' dessa maneira", contou.
Ainda para ele, outros temas mais importantes poderiam ter sido explorados, tal como as queimadas no Pantanal.
"Se não me engano foram quase 30% do bioma queimados, para serem abordados de uma maneira 'correta'. Daí foram lá e abordaram isso? Para que? A frase que eu usaria para os autores é 'descansa militante'", finalizou.