TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Algo mais

23/01/2019 16:14

A+ A-

Quem sabe faz ao vivo: homem toca violão enquanto tumor é removido do cérebro

Neurocirurgião explica que a técnica testa áreas do cérebro antes da remoção do tumor e minimiza riscos de paralisia ou de perda de funções

Quando o músico sul-africano Musa Manzini foi diagnosticado com um tumor benigno no cérebro, os cirurgiões decidiram que só haveria uma forma de fazer a operação: com Musa acordado e tocando violão.

Um buraco foi perfurado no crânio de Manzini enquanto ele estava anestesiado. Mas os médicos do hospital Albert Luthuli, em Durban, o acordaram quando alcançaram o tumor.

“Você fica meio dormindo, meio acordado, uma sensação bem estranha. Na cirurgia anterior, me colocaram para dormir e só acordei depois. Nesse caso, você está no meio, como se estivesse flutuando entre os dois mundos”, diz o músico.

Manzini foi mantido acordado durante a operação de seis horas, em parte para preservar e restaurar os movimentos dos dedos. A prática é incomum na África do Sul, mas os médicos acharam que essa seria a melhor opção no caso de Manzini.

Em entrevista ao site IOL, da África do Sul, o neurocirurgião Basil Enicker explicou que, com a técnica, é possível testar áreas do cérebro antes da remoção do tumor e minimizar riscos de paralisia ou de perda de funções cerebrais. 90% do tumor foi removido do cérebro do músico, embora possa voltar a crescer.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias