TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Algo mais

há 2 anos

A+ A-

Saiba como driblar o cansaço mental em tempos de pandemia

Dificuldade de concentração, memorização, insônia, estresse são sintomas de cansaço mental

Desde que a pandemia da covid-19 foi instalada, muitas pessoas estão relatando um sentimento maior de esgotamento após um longo dia de trabalho, dificuldades para se concentrar, memorização, insônia e estresse. 

Todos esses sinais indicam cansaço mental. Algumas dessas pessoas buscam na atividade física diminuir o cansaço da mente. 

No entanto, segundo José Carlos Rosa Pires de Souza, psiquiatra da Unimed Campo Grande, as pessoas precisam entender que o corpo e a mente caminham juntos, por isso, é necessário adotar uma série de hábitos no dia a dia para driblar o cansaço mental, que pode atingir jovens e adultos.  

“O cérebro precisa sair da sua zona de conforto. Se ele está sofrendo com aquele esgotamento, tire-o de lá”, diz o especialista. 

E, pensando nisso, o médico listou algumas dicas para adotar na rotina. 

Conforme ele explica, além do exercício físico, a meditação pode ajudar e também uma oração, para os mais religiosos. 

Ele também destaca a importância de se alimentar e dormir bem. “Tudo isso aumenta a serotonina, um neurotransmissor cerebral responsável pela atenção, memória, sono, apetite e também pelo nosso humor”, explica José Carlos. 

O especialista ainda adverte que para este processo é de extrema importância mudar hábitos que nos fazem mal. “Vamos abandonar hábitos ruins, que lhe façam mal, como, por exemplo, tomar muita cafeína, álcool e nicotina”, completa.  

Além disso, o psiquiatra destaca que quando as emoções, sejam elas quais forem, tornam-se prejudiciais de alguma maneira, é hora de buscar ajuda profissional. 

“Seja esse prejuízo físico, psicológico, social ou nos relacionamentos, não se autodiagnostique, mas procure um profissional de saúde para que ele prescreva o tratamento. Importante também não se automedicar, ainda que com os chamados naturais, porque eles também podem causar problemas à nossa saúde”, conclui o especialista.

 
 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias