Começou nessa quinta-feira (9) e vai até o dia 14 de fevereiro, no Brasil inteiro, a Semana do Cinema, ação na qual as principais salas de exibição do país se unem em nome de uma opção de entretenimento mais barata e acessível a todos, com a disponibilização de ingressos para as sessões 2D ao preço único de R$ 10, além de promoções para os combos de pipoca e refrigerante.
Em Campo Grande também será possível aproveitar a ação nas três redes de cinema presentes nos shoppings: Cinemark no Shopping Campo Grande, Cinépolis no Shopping Norte Sul Plaza e UCI Cinemas, no Shopping Bosque dos Ipês.
A primeira edição foi realizada em setembro do ano passado e contou com a união de várias redes de cinema multiplex presentes no país, em uma ação idealizada pela Feneec (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas) e apoio da Abraplex (Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex)
A ideia é celebrar a magia da experiência cinematográfica nas telonas, mas invariavelmente, também a democratização do cinema, já que a opção de entretenimento não é exatamente acessível para todos os públicos.
A ação e a democratização do cinema
A cineasta Marineti Pinheiro afirma que as grandes telas despertam o fascínio do público. "As salas de cinema ainda exercem uma magia sobre o público. Nela nos dedicamos exclusivamente à obra cinematográfica, pois quando estamos assistindo um filme em casa muitas vezes somos interrompidos ou distraídos. Então, ações que barateiam o acesso são fundamentais para estimular no público a prática de ir ao cinema."
Marineti também explica que existe certa carência na Capital quanto a eventos segmentados do audiovisual. "Campo Grande é uma capital que carece de um festival de cinema. A realização de eventos como festivais e mostras com acesso gratuito é um grande formador de público para produções diversificadas", considera.
Marineti conclui, salientando que o cinema cabe perfeitamente também na educação. "Também é importante incentivar o consumo e a circulação de filmes em espaços educativos, como nas escolas, uma educação para o consumo, caso contrário a publicidade seguirá sendo a grande vendedora, por exemplo, dos 'enlatados hollywoodianos', e o Brasil, como América Latina, tem produzido filmes de excelência."
Para o cineasta Filipi Silveira, esse tipo de ação poderia ser mais frequente e, assim como Marineti, ele fala sobre a formação de público. "Eu acho de extrema importância, porque eu acho que, primeiro, ações como essa poderiam ser mais corriqueiras, porque com isso, acaba ocorrendo uma coisa muito importante, que é a formação de público."
"O cinema hoje se tornou muito caro, é muito difícil de as pessoas irem ao cinema. Antes era uma coisa mais comum, a gente mora numa cidade que historicamente - se você ler a história de Campo Grande - chegou a ter até quatorze cinemas. Era um era um lugar de ponto de encontro, de interação, de confraternização", comenta Silveira.
"Eu acho muito importante isso. Talvez podiam ter, sei lá, pelo menos uma vez por semana no mês, para poder reaquecer aquele lugar", pontua o cineasta.
Para o jornalista e crítico de cinema Filipe Gonçalves, seria importante voltar a ter um dia semanal de promoção nos cinemas. "Acredito que teria que voltar a ter um dia da semana em promoção. Cinema hoje é extremamente caro, dependo do filme, sai por mais de R$ 100 para duas pessoas. Hoje em dia as pessoas têm que escolher qual vão ver e não dá pra passar o dia no cinema mais."
O jornalista Rafael Meira é grande defensor da democratização do cinema e da importância do cinema na ocupação dos espaços públicos, e explica que ações como a Semana do Cinema são de extrema importância para a popularização do cinema. Ele também defende que o cinema precisa de expansão para regiões menos alcançadas pelas telonas.
"Ações como essa são fundamentais para a democratização do cinema, isso aproxima pessoas com menor renda com esse tipo de arte. Penso que podemos avançar exibindo mais produções nacionais, como forma de estimular o desenvolvimento do cinema brasileiro. Também vejo que precisamos levar mais exibições em regiões que não contam com salas de cinema, algo que era mais comum nas décadas de 1970 e 1980. Hoje as salas estão presentes nas capitais e maiores cidades", afirma.
Semana do Cinema
Em exibição, o público aproveita filmes de terror, musical, comédia, romance, drama, entre outros gêneros. A proposta é de que a "Semana do Cinema" passe a integrar a programação das exibidoras brasileiras em dois períodos do ano. "Com esta campanha queremos celebrar a presença do público e democratizar no país ainda mais o acesso a magia que só a experiência cinematográfica proporciona.", salienta Lúcio Otoni, presidente da Feneec.
Na primeira edição brasileira da "Semana do Cinema", realizada entre os dias 15 e 21 de setembro de 2022, houve um crescimento de 296% no público e 127% na renda, de acordo com levantamento da Comscore. Ao todo, mais de 3,3 milhões de espectadores se envolveram na campanha.
A iniciativa segue uma tendência mundial de promover, em clima de festa, a magia da experiência cinematográfica, como já é tradicional nos Estados Unidos com o National Cinema Day, e na Espanha, com a La Fiesta del Cine.
Serviço
Em Campo Grande será possível aproveitar a Semana do Cinema nas redes Cinemark, presente no Shopping Campo Grande; Cinépolis, no Shopping Norte Sul Plaza e UCI Cinemas, no Shopping Bosque dos Ipês.
Os ingressos para filmes 2D terão o custo de R$ 10 no Cinemark e na Cinépolis. Já na UCI, a promoção abrange os filmes 2D e 3D. Os combos de pipoca e refrigerante terão custo de R$ 30.