quinta, 19 de junho de 2025

Busca

quinta, 19 de junho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
AO VIVO

07/06/2022 15:02

Apesar de susto, risco de explosão é baixo, diz Bombeiro sobre vazamento de gás na Calógeras

Rompimento de tubulação foi bem ao lado de um posto de combustíveis

  • Vazamento de gás teve baixo risco de explosão
  • Vazamento de gás teve baixo risco de explosão
  • Vazamento de gás teve baixo risco de explosão
  • Vazamento de gás teve baixo risco de explosão

O Corpo de Bombeiros avaliou como ''baixo risco de explosão'', o vazamento intenso de gás natural, na tarde desta terça-feira (7), na avenida Calógeras, próximo à rua da Liberdade, na Vila Gloria, em Campo Grande. Maquinário de uma empresa que faz obras do Reviva Centro é que causou o incidente.  

Conforme detalhou o capitão Campos, o gás natural é diferente do de cozinha. O primeiro é mais leve que o ar e tende a se dispersar na atmosfera rapidamente. 

''A tendência é ele subir e não ficar concentrado embaixo, onde as pessoas ficam'', explicou o oficial. Campos observou também que o risco de incêndio é baixo, sendo a probabilidade maior de fogo no início do vazamento, quando do rompimento da tubulação. 

No entanto, por prevenção, os militares seguiram procedimento de isolar um raio de 40 metros do local do vazamento. Até o site de notícias TopMídiaNews, que fica ao lado, precisou ser evacuado. 

Sobre a inalação de gás, o capitão Campos disse que, a depender da sensibilidade de casa pessoas, pode haver intoxicação, em geral tonturas por causa do nível de oxigênio que baixa e náuseas. 

Ainda segundo os Bombeiros, o vazamento causado pelo maquinário foi contido de forma mecânica, chamado de ''estrangulamento''. Por isso, ainda existe pressão do gás na tubulação danificada, o que pode causar novos vazamentos. 

A corporação acionou a MS Gás, empresa responsável pelo ramal, que enviou uma equipe para promover o reparo definitivo da tubulação. No entanto, não há previsão para que o trabalho termine e comércios e casas da região vão permanecer evacuados. 

MS Gás

A empresa que administra o ramal de Gás que passa por Mato Grosso do Sul disse que está tomando as medidas cabíveis, em caráter emergencial, para solucionar o problema.  

''Os técnicos da empresa já estancaram o vazamento e não há risco para a população que reside ou trabalha no entorno do local onde aconteceu o incidente. Neste momento, técnicos da empresa estão fazendo uma avaliação criteriosa dos danos para promover os reparos e o retorno das atividades de distribuição do gás'', diz trecho do comunicado. 

Serviço:

Em caso de dúvidas para identificar um vazamento de gás e como agir caso algum incidente ocorra, moradores e usuários devem procurar a MSGÁS pelo fone:  08006470300

Entenda o caso 

Operário de uma obra furou a tubulação de gás natural, na tarde desta terça-feira (7), na avenida Calógeras, na Vila Glória, em Campo Grande. O vazamento foi intenso e populares se sentiram mal. 

Conforme relatado pelos Bombeiros, um maquinário atuava em uma obra do Reviva Centro, quando atingiu o ramal de gás natural, que corta a região. O vazamento foi tão intenso, que era possível ouvir o barulho do material vazando de longe. 

Moradores da região e populares se afastaram da cena do incidente. Alguns que passaram perto da equipe do TopMídiaNews relataram dor de cabeça e tontura ao entrar em contato com o produto. 

Outras pessoas correram para fechar portas e janelas e impedir que o cheiro do gás entrasse nas casas. Um comerciante relatou que precisou fechar as portas do restaurante e já sentiu prejuízo no negócio. 

Um funcionário da empresa responsável pelo ramal de gás, a MSGás, foi acionado pelos Bombeiros e estava a caminho do local do incidente. 
 

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias