TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

10/08/2018 10:02

A+ A-

A partir de setembro, 400 guardas municipais farão rondas armados

Eles foram treinados por policiais civis e federais, segundo o secretário de Segurança e Defesa Social

Já em setembro, mês que vem, ao menos 400 guardas municipais de Campo Grande vão fazer rondas pela cidade armados, informou na manhã desta sexta-feira (10), Valério Azambuja, secretário municipal de Segurança e Defesa Social.

“Os guardas foram capacitados com cursos ministrados pela Polícia Civil e Federal e eles vão trabalhar diretamente na segurança pública”, afirmou o secretário, em evento na Câmara Municipal, promovido justamente para homenagear a categoria.

A Guarda Municipal foi criada em 10 de agosto 1990, 28 anos atrás, mas a missão dela era apenas a de zelar por prédios públicos. Em 2014, a atribuição da força municipal alcançou as ruas. Hoje, por exemplo, os guardam atuam no combate ao tráfico de drogas.

“Temos muita coisa a fazer. Estamos criando o estatuto da Guarda Municipal e vamos encaminhar para a Câmara aprovar o plano de cargos e carreira, regime de disciplina, além da criação da Corregedoria e Ouvidoria da Guarda”, relatou o secretário.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD), defensor da Guarda armada, fez uma comparação para justificar sua aposta: “pense, se um indivíduo for roubar um veículo e se depara com dois, sendo um deles equipado com alarme e o outro, não. Qual acha que ele vai levar? O sem alarme, claro. Um guarda fardado, armado, é bem mais preparado e vai intimidar a bandidagem”, acredita o prefeito.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias