Na manhã desse sábado, 09, não foi só o céu aberto e o tempo ameno que fizeram da praça do Rádio, no centro de Campo Grande, um lugar agradável. A praça também foi colorida com a presença de diversas mamães com seus bebês e famílias, que se reuniram para “A hora do mamaço oficial”, onde amamentaram os bebês em prol da Semana Mundial da Amamentação.
Thayse Mateus carregava a pequena Valentina, de 02 dois anos, no colo. Thayse trabalha na Secretaria de Saúde, que pela 1ª vez representa o governo estadual como parceiro do evento. Thayse amamentou Valentina por seis meses.
“A relação de pele a pele, mãe e bebê, só faz aumentar o amor”, contou ela. Thayse também explicou que o Colostro (leite que é produzido pelas mães nos primeiros dias de amamentação), funciona como a primeira vacina de um bebê. “Leite materno é vida para o bebê, ele ganha imunidade”.
Thayse e a filha, Valentina, de 02 anos (foto: Izabela Sanchez)
Com sorrisos orgulhosos no rosto, Fátima Escarceli carregava ao colo o primeiro neto, o bebê Rafael, de apenas 04 meses. A felicidade de Fátima se deve ao fato da “vovó” trabalhar há muito tempo com aleitamento materno. Fátima é consultora do assunto no ministério da saúde.“A realização desses anos todos é ver quando o próprio neto está recebendo tudo de melhor”, explicou Fátima.
A vovó Fátima com Rafael, de 04 meses (foto: Izabela Sanchez)
A mãe de Rafael, Rita de Cássia, também carrega o mesmo sentimento e foi trazida ao “mamaço” pela sogra, Fátima, que sempre falou do evento. Rafael só se alimenta do leite da mãe. “É uma delícia, é maravilhoso. Supri todas as necessidades do bebê. Desde que engravidei que ela fala sobre o evento. Muitas pessoas não sabem da importância do leite materno para o bebê e para a mãe”, salientou Rita.
Rita de Cássia e o bebê Rafael (foto: Izabela Sanchez)
Adriele Benites amamenta seu bebê há um 01 ano e onze meses. “É a experiência mais verdadeira do amor. Tem a questão do toque, do olhar. Não tem nada melhor”.
Adriele amamenta o filho, de 01 ano de onze meses (foto: Izabela Sanchez)
O evento é uma realização da Comunidade Materna Aldeia, em parceria com o Shopping Bosque dos Ypês e com a Secretaria de Saúde do governo do estado. As realizações em prol da Semana Mundial da Amamentação começaram na sexta-feira, 31. Famílias e especialistas se reuniram no Shopping Bosque dos Ypês para um bate-papo sobre Parto Humanizado, que discutiu os benefícios do parto natural e a mudança na legislação, que agora estimula o parto humanizado e procura diminuir a cesária, prejudicial à mãe e ao bebê.
Serviço
A programação da Semana do Aleitamento Materno acontece no Shopping Bosque dos Ipês, localizado na Avenida Cônsul Assaf Trad, nº 4796 – Bairro Novos Estados. A Hora do Mamaço oficial será na Praça do Rádio Clube, centro de Campo Grande.
01/08
9h – A Hora do Mamaço Oficial, na Praça do Rádio Clube
16h às 17h30 – Bate Papo Amamentação
- A importância da amamentação na primeira infância | Pediatra Dr. Durval Batista Palhares
- Dificuldades na amamentação | Enfermeira e consultora Paula Serafin
- Translactação – Experiência compartilhada com pacientes.
16h às 19h – Mamaço Simbólico | Mall
02/08
16h às 19h – Atividades Sensoriais
- O uso do Sling no cotidiano | Barbára Vitoriano
- Aula Dança Materna | Profª. Filó de Souza
- Contação de Histórias