A Secretaria Municipal de Saúde, a Sesau, rebateu e esclareceu denúncias de mães, que buscaram atendimento na USF Nelson Tokuei Simabukuro, no Aero Rancho. Elas alegaram descaso e falta de orientação sobre quais atendimentos a unidade presta, em Campo Grande.
Em um dos casos, uma mãe que foi com os filhos doentes até à unidade, relatou que uma enfermeira fez uma triagem e que não permitiu a consulta com os médicos do local. Ela detalhou que o posto estava vazio, mesmo assim não conseguiu. Ela refletiu que os postos de saúde 24 horas estão lotados, em razão da negativa das USFs em atender os doentes.
A Sesau garante que não houve negativa de atendimento na unidade, mas que, quem não tem atendimento agendado, só será consultado caso haja disponibilidade do profissional e o quadro momentâneo daquele médico.
Outra reclamação da paciente em questão foi a que a enfermeira da unidade receita medicamentos. Em outro trecho, a paciente diz que conseguiu que a gerente da unidade fosse até o médico prescrever o medicamento, mas que não poderia se consultar com ele.
''O médico pode me passar um remédio, mas não pode me consultar? É muito confuso'', exclamou a contribuinte.
Sobre a prescrição de remédios por enfermeiros, a Secretaria observou que isso é possível ‘’observadas as disposições legais da profissão e conforme os protocolos, ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo Ministério da Saúde’’.
Como houve outra reclamação a respeito das atribuições de uma Unidade da Saúde da Família e de uma unidade 24 horas, como UPAs, o órgão fez questão de esclarecer:
''A unidade de atenção básica [que inclui as USFs] é a porta de entrada do SUS (postos de saúde), responsável em realizar o cuidado de saúde contínuo do paciente. Nestas unidades o paciente realiza exames, consultas de rotina para acompanhamento médico, cuidados de enfermagem e atendimento com dentista... Os atendimentos realizados são: entrega de remédios, aplicação de vacinas e realização de curativos, às gestantes (pré-natal), crianças, hipertensos e diabéticos. Na UPAs o atendimento é voltado a casos de maior gravidade, como emergências clínicas, acidentes de trânsito, AVC, intoxicações, entre outras'', detalhou a Sesau.
Sobre as reclamações, a Sesau reforçou que há um canal exclusivo para pacientes formalizarem suas denúncias, mesmo que de forma anônima, para possível tomada de providências.