Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Campo Grande

Após reportagem, idoso consegue tratamento para grave câncer em Campo Grande

Paciente de 85 anos deve receber atendimento de equipe multidisciplinar da Sesau

15 maio 2019 - 15h00Por Amanda Amaral

O idoso Silvio Fernandes Menezes, 85 anos, conseguiu tratamento para o câncer de bochecha que se espalha por seu rosto. Há meses, sua família tentava uma vaga em hospitais de Campo Grande e alimentação especial pela rede pública de saúde, mas as respostas positivas só vieram depois que o caso surgiu na imprensa.

Nesta quarta-feira (15), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou ao TopMídiaNews que está dando todo suporte ao paciente e seus familiares. Ele passará a ser acompanhado pela equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), em conjunto com a UBS (Unidade Básica de Saúde) Coophavilla.

Conforme seu neto Wanderley Fernandes Lopes, no início da tarde Silvio passou por avaliação no Hospital de Câncer Alfredo Abrão, e pelas condições físicas frágeis deve receber por enquanto apenas o tratamento em casa. “O caso dele precisaria da radioterapia, mas na situação atual não dá. Então ele vai ter esse acompanhamento de médicos e nutricionistas, toda essa equipe”, relata.

Idoso estava subnutrido e ferida se espalhava pelo rosto. (Foto: arquivo pessoal)

A equipe da Sesau fará uma visita de avaliação na casa do idoso e está sendo viabilizado o recebimento de doação de dietas e suplementos, além de uma cama hospitalar para melhor acomodá-lo. Wanderley conta que já recebeu algumas doações também de quem se solidarizou com a reportagem.

“Já teve uma evolução muito boa da forma em que fomos tratados, foram muito atenciosos, tivemos ajuda de todos os lugares. Só tenho a agradecer”, diz o neto.

Defensoria

Segundo a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, a família não apresentou laudo de urgência, por isso a solicitação entrou juntamente com os agendamentos. O laudo, em geral, é elaborado pelo médico que atende o paciente, mas no caso de Silvio havia apenas um pedido de radioterapia e suplementação alimentar.

A Defensoria destaca, através da assessoria, que casos de urgência são colocados como prioridade e o pedido de liminar judicial geralmente sai no mesmo dia. O Judiciário também agiliza o procedimento e responde em poucas horas.

O órgão se comprometeu em entrar em contato com a família do idoso para realizar os processos necessários.