A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), acompanhou de perto a capacitação de guardas municipais nesta quinta-feira (12). O "BBB das ruas", com câmeras espalhadas em vários pontos da área central e algumas escolas, dá agilidade ao atendimento a população.
A Capital é a primeira do Centro-Oeste a aderir ao Sinesp-CAD do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), uma ferramenta de suporte a serviços públicos emergenciais, que permite a integração do atendimento de forças de segurança pública a outros órgãos do país. Com isso, o tempo de resposta nas ocorrências terá redução expressiva, além de melhorar o planejamento operacional.
Além disso, o sistema permite a consulta no banco nacional de informações de trânsito e foragidos da justiça e Campo Grande é a primeira capital do país a celebrar o Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A prefeita Adriane Lopes destaca que a gestão prioriza o uso de tecnologias para otimizar o atendimento ao cidadão. “Essa ferramenta tecnológica é mais uma das quais a atual gestão passa a utilizar e, neste caso, na segurança pública. O uso da tecnologia agiliza nossos serviços, otimizando o atendimento ao cidadão e, claro, todos ganhamos com isso”, enfatiza.
O secretário municipal de Segurança, Valério Azambuja destaca que a cidade tem 72 pontos com câmeras e que os servidores estão passando pela capacitação para operar o s sistema.
"Isso vai otimizar o serviço e dará um retorno mais célere a população. Os servidores estarão em Campo com o sistema instalado aparelho celular ou tablet."
Diariamente trabalham no monitoramento na faixa de seis a oito guardas durante 24h. E se há uma ocorrência, a equipe mais próxima ao local é acionada para atender o cidadão. Isso traz mais agilidade e praticidade reforçando as ocorrências.
As câmeras estão instaladas nas vias do quadrilátero principal do Centro, na rua 14 de julho, e adjacências, e algumas escolas da Capital.
(Secretário Valério Azambuja destaca a agilidade no atendimento proporcionada pelo novo sistema. Foto:Ray Santa Cruz)
O secretário diz também, que em breve câmeras serão instaladas nas unidades de saúde.
A prefeita Adriane Lopes finalizou dizendo que o Executivo tem o propósito de instalar câmeras de segurança em todas as escolas municipais de Campo Grande para dar segurança aos profissionais e alunos.